Topo

Calouros na UFPR fazem festa em banho de lama; veja a lista de aprovados

Jorge Olavo

Do UOL, em Curitiba

09/01/2015 16h16

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou na tarde desta sexta-feira (9) a relação dos aprovados no vestibular 2015 da instituição. Ao todo, a lista tem 4.927 nomes.

Muitos calouros comemoram a classificação no principal vestibular do Estado em um banho de lama promovido pela UFPR no campus Agrárias, em Curitiba. A festa deve seguir até 18h. "É uma dádiva estudar o ano inteiro e conseguir mergulhar na lama no primeiro vestibular", afirma Mateus Henrique Hecke, 17, que vai cursar história.

Entre os aprovados também está Bruno Scrok, 19, calouro de medicina. "A sensação é de alívio e de dever cumprido. É muito bom", diz o jovem.

Marjalei Koutton, 29, estudou sozinha durante o ano todo e conseguiu uma vaga no curso de pedagogia. "A emoção é muito grande. Quando vi meu nome, foi um peso tirado das costas", comemora.

Vestibular em números

Participaram desta edição do vestibular 57.068 candidatos, recorde de inscritos em 102 anos. Ao todo, 4.902 vagas em 117 cursos foram preenchidas no processo seletivo.

De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, 99% das vagas foram ocupadas. Entre os aprovados também estão os classificados para a terceira fase do vestibular, existente para os cursos de matemática, matemática industrial e estatística.

Outras 1.853 vagas (30% do total da UFPR) serão oferecidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que abre inscrições no dia 19.

Dos 4.927 estudantes aprovados, 80% têm até 23 anos, 42% são oriundos de escolas públicas e 11 deles são portadores de necessidades especiais.

"Termos tantos jovens e portadores de necessidades especiais entre os aprovados é um desafio para nós. Temos que ser uma universidade contemporânea, preparada para trabalhar com esses jovens, e inclusiva", afirma o reitor Akel Sobrinho.

Segundo o coordenador-geral do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro José Belli, chamadas complementares estão programadas para os dias 4 de fevereiro, 5 de março e 17 de agosto.