Topo

Fuvest 2015: "Não somos concorrentes", dizem irmãs que disputam mesmo curso

As irmãs Larissa, 19, (à esq.) e Letícia, 22, querem cursar administração na USP - Junior Lago/UOL
As irmãs Larissa, 19, (à esq.) e Letícia, 22, querem cursar administração na USP Imagem: Junior Lago/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

30/11/2014 12h58Atualizada em 30/11/2014 18h58

Letícia, 22, e Larissa, 19, são duas das estudantes que irão fazer neste domingo (30) a primeira fase da Fuvest na unidade da Escola Politécnica de engenharia civil, no campus da USP (Universidade de São Paulo). Mas as coincidências não param por aí: elas são irmãs, estudaram juntas no mesmo cursinho e pretendem, agora, ingressar no mesmo curso, administração.

“Não encaro ela como uma concorrente”, diz Letícia, uma das irmãs Lucatelli. “Já vi muitos irmãos passando junto, espero que aconteça a mesma coisa com a gente.” Ela já saiu do ensino médio há quatro anos e tentou prestar medicina, mas acabou desistindo. “Fiz agora um ano de cursinho, estudei bastante e espero que dê certo.”

A rotina de estudo das irmãs também foi compartilhada. “Estudamos na mesma sala no cursinho. E é bem bacana. Uma faz pergunta para a outra. Estou gostando de estudar com ela até agora”, conta Larissa.

Para chegar ao local de prova foi um sufoco. “Foi muito difícil. A gente ficou rodando meia hora na USP. Faltou informação. Aqui é muito escondido”, disse a mais nova. Muitos estudantes ouvidos pelo UOL afirmaram terem chegado cedo à USP com medo de atrasos.

Outros candidatos

Foi o caso de Gabriel Liody, 17. “No começo foi um pouco difícil encontrar o local. Tive que pegar informações”, conta o vestibulando que estuda em Cotia.

Mesmo tendo boas notas nas disciplinas de humanas, Liody optou por prestar matemática em todos os vestibulares que fará este ano – além da Fuvest, fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A preparação para um dos vestibulares mais disputados do país foi feita com as revisões do colégio onde estuda e com simulados online.

Catherine Calognomos, 16, foi a primeira a chegar à Poli de Engenharia Civil. Acompanhada pelo pai, um imigrante grego, a estudante ainda está no segundo ano do ensino médio e pretende no futuro cursar arquitetura.

“Tenho aulas à tarde no colégio, nas quais a gente faz exercícios de vestibulares, e tenho três simulados por ano. A gente aprende bastante a administrar o tempo”, conta. Ela também teve dificuldade para chegar ao local. “A gente também ficou um pouco perdido para achar o local de prova. Tivemos que perguntar para as pessoas, mas no final deu certo.”

Fuvest 2015

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) aplica a partir das 13h deste domingo (30) as provas da primeira fase do vestibular 2015. O UOL terá correção da prova, feita por professores do Curso e Colégio Objetivo, a partir das 19h.

A primeira fase terá 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de questões interdisciplinares. Os candidatos terão cinco horas para realizar o exame. Os inscritos poderão deixar a sala de prova a partir das 16h de domingo.

A lista com os candidatos aprovados para a segunda fase e os locais de prova desta etapa serão publicados no dia 22 de dezembro. A segunda fase acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015 e será composta por três provas de caráter analítico-expositivo.