Topo

Treinar com provas anteriores ajuda a baixar ansiedade no dia do vestibular

Fazer a prova ajuda a detectar os pontos fracos. Por isso, a correção do simulado também é importante - Marcelo Justo/Folhapress
Fazer a prova ajuda a detectar os pontos fracos. Por isso, a correção do simulado também é importante Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

15/05/2014 12h29Atualizada em 11/05/2016 15h11

A maratona de estudos para os candidatos aos vestibulares já começou. Professores de cursinhos ouvidos pelo UOL recomendam o treino com as provas aplicadas pelas instituições em outros anos como um recurso a ser explorado pelos vestibulandos. Assim, o aluno "pega o jeito" da prova e, no dia do vestibular, não tem muitas surpresas.

Para o coordenador de vestibular do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, as provas anteriores proporcionam um "rico treinamento" ao candidato, que terá a oportunidade de colocar em prática toda a teoria estudada. "No geral, é interessante o aluno resolver provas de vários vestibulares e se aprofundar naquele que ele irá prestar para se acostumar com seu modelo", orienta.

O UOL e o Curso e Colégio Objeitvo fizeram uma parceria para trazer um simulado online, nos moldes da Fuvest.

Veja também: 

Como se fosse de verdade

O ideal na hora de resolver as questões é simular o dia de vestibular. "O estudante deve fazer os exames em um lugar bem iluminado, sentado corretamente, nunca em camas ou sofás. Nada de música e dos confortos que em casa a gente tem e no dia da prova não estarão lá", explica Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

Há recomendação para que o candidato simule ao máximo o ambiente do exame. A prova é de manhã? Organize-se para responder as perguntas no mesmo horário. Se não pode ter auxílio de calculadoras, também não use para fazer o seu simulado caseiro. Desligue o celular e peça para não ser interrompido.

Para Vera Lúcia, é possível aproveitar melhor as provas de física, química e matemática para estudar o conteúdo, pois "os assuntos são sempre os mesmos e as fórmulas não mudam". Esse treinamento seria a melhor maneira de verificar o grau de aprendizagem e identificar as dúvidas que possam surgir no meio do processo.

Segundo a coordenadora, as provas de humanas e biologia servem mais para o candidato ver o modelo das questões, o uso de tabelas e mapas. "Só fazer os exercícios e achar que é o bastante não vale, por que o programa é muito amplo, são matérias que se atualizam todos os anos. O candidato não pode esperar que vá cair uma questão parecida, pois os temas mudam".

Correção e estudos

Mesmo com essa diferença entre as disciplinas, Vera Lúcia orienta que é útil fazer todas as questões, ver a teoria relacionada, anotar e tirar dúvidas. "É importante não desistir de nenhuma pergunta, se não conseguiu resolver tem que continuar tentando", aconselha.

Uma vez terminada a prova, a correção das questões também pede muita seriedade. Use o gabarito e resoluções de cursinhos para comparar com as próprias respostas. Se perceber alguma dificuldade ou deficiência, o melhor é partir para o estudo do assunto.

Outra dica é não resolver exames muito antigos. Segundo Nascimento, o ideal é pegar as provas aplicadas nos três últimos anos e verificar, também, se não houve mudanças no formato do vestibular.