Fuvestão do Objetivo
Fuvestão 2013
Ao perceber que, subitamente, a torneira da pia da cozinha começou a gotejar, Vítor acudiu prontamente o desperdício de água, atarraxando a borboleta do dispositivo hidráulico. Isso, porém, fez apenas com que as gotas diminuíssem gradativamente sua frequência de impacto sobre um determinado ponto da superfície tranquila da água previamente armazenada na cuba de profundidade constante existente sob a torneira. Das alternativas abaixo, uma figura da superfície da água contida na cuba, compatível com a situação proposta é:
Fuvestão 2013
Em 24 de Março de 1973 foi lançado um dos álbuns de maior sucesso em todos os tempos: The Dark Side of the Moon (O Lado Obscuro da Lua), da banda inglesa Pink Floyd, ícone mundial do rock progressivo. A sonoridade das canções e as letras psicodélico-vanguardistas logo encantaram os amantes desse gênero musical, transformando The Dark Side em um grande êxito fonográfico. A capa do álbum, prensado originalmente em vinil, trazia um prisma que recebia pela esquerda um fino feixe de luz branca. Notava-se na imagem a decomposição desse feixe nas diversas cores componentes da luz branca, fenômeno conhecido em Óptica como dispersão luminosa.
A respeito da dispersão luminosa no prisma, verifique as proposições corretas:
(I) O fenômeno, relacionado com a refração da luz, ocorre porque para cada cor do espectro visível, o prisma oferece um índice de refração absoluto diferente.
(II) O índice de refração absoluto do prisma é maior para a luz amarela do que para a luz azul.
(III) Os caminhos ópticos das diversas luzes na travessia do sistema óptico podem ser descritos geometricamente pela lei de Snell – Descartes.
(IV) Na travessia do prisma, sofre menor desvio a luz violeta e maior, a luz vermelha.
Estão corretas apenas as proposições:
Fuvestão 2013
Os termômetros de lâmina bimetálica não serviriam para medir a temperatura de um forno metalúrgico, pois o próprio termômetro derreteria. Para altas temperaturas, o termômetro mais indicado é o pirômetro óptico, que compara a cor emitida pelas paredes do forno com a cor do filamento de uma lâmpada padrão. Nesse caso, o termômetro não entra em contato com o forno. Esse tipo de termômetro também pode ser utilizado para medir a temperatura das estrelas.
Estando o forno a uma temperatura de 1100°C, a resistência R1 ajustada no reostato, vale:
Fuvestão 2013
Um aquecedor elétrico, dotado de um resistor ôhmico, traz uma etiqueta metálica com a seguinte inscrição: tensão nominal – 220 V; potência nominal – 4000 W. Uma pessoa vai ligar o aquecedor em sua residência e observa que há duas tomadas elétricas: 220 V e 110 V.
Analise os procedimentos a seguir e assinale se cada afirmativa é verdadeira ou falsa.
I. Ligando o aquecedor na tomada de 110V, sua potência elétrica se altera para 2000 W.
II. Independentemente de ligar o aquecedor numa tomada de 110 V ou de 220 V, a resistência elétrica não vai se alterar.
III. A potência nominal de 4000 W é constante no aparelho, quer ele seja ligado na tomada de 110 V dessa residência ou na de 220 V.
IV. Se a pessoa ligar o aquecedor na tomada de 110 V, este vai funcionar com uma potência elétrica de 1000 W.
Está correto apenas o que se afirma em:
Fuvestão 2013
Um gerador de corrente contínua, com força eletromotriz E = 200 V e resistência interna r = 10,0 Ω, está fornecendo tensão elétrica a um resistor R que aquece a água do tanque da figura.
|
Com o sistema trabalhando com potência elétrica máxima, ou seja, tempo mínimo de aquecimento, verificou-se que a temperatura da água elevou-se de 10,0°C para 35,0°C em apenas 10,0 minutos. Podemos concluir que a massa de água contida no tanque é de:
NOTE E ADOTE
- Calor específico sensível da água: c = 4,0 . 103J/kg°C
- Não há perdas de calor para o ambiente.
Fuvestão 2013
Considere o velocímetro de um carro, indicado na figura, calibrado em km/h.
|
Quando o ponteiro do velocímetro tem velocidade angular ω com módulo constante, o carro está em movimento uniformemente variado com aceleração escalar a.
Para ω = π rad ⁄25 s (constante), o valor de a, em m/s2, é:
Uma partícula se desloca ao longo do eixo x de modo que sua coordenada de posição x é dada em função do tempo t pelas relações:
Fuvestão 2013
Duas pequenas esferas, A e B, são lançadas verticalmente a partir das posições indicadas na figura, no mesmo instante t = 0 e ficam sob ação exclusiva da aceleração da gravidade.
|
A distância entre as esferas valerá 50 m no instante
Fuvestão 2013
Um trenzinho de brinquedo percorre uma trajetória retilínea e sua velocidade escalar V varia com o tempo t conforme o gráfico a seguir.
No instante t = 0, o trenzinho ocupa uma posição A. A posição da trajetória mais distante do ponto A, no intervalo de 0 a 120 s, é indicada por B.
Podemos afirmar que
Um coelho descreve uma trajetória retilínea. No primeiro segundo de seu movimento, o coelho percorreu uma distância d e daí em diante em cada segundo de movimento ele percorre a metade da distância percorrida no segundo anterior.
A distância total percorrida pelo coelho, em um intervalo de tempo infinitamente longo, é um valor mais próximo de:
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança do quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais:
Fuvestão 2013
"A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da Na tu reza e do Estado. O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o consentimento da Nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato de governo."
Diderot, artigo "Autoridade política", Enciclopédia. 1751
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que o autor
Fuvestão 2013
"Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amontoem."
Antonil, Cultura e opulência do Brasil, 1711.
O texto expressa uma atividade econômica característica
Fuvestão 2013
Sobre a Revolução Gloriosa, de 1688, e a proclamação do Bill of Rights, de 1689, podemos afirmar que
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
"Remonta ao século XVI a mensagem religiosa associada à ideia de que, ‘no mundo comercial e da concorrência, o êxito ou a bancarrota não dependem da atividade ou da aptidão do indivíduo, mas de circunstâncias independentes dele’."
(Friedrich Engels. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico.)
O texto faz referência ao Calvinismo. Assinale a alternativa correta sobre essa vertente da Reforma Protestante do século XVI.
Fuvestão 2013
O termo "Cruzada" foi utilizado contemporaneamente com outros, como "peregrinação" [à Terra Santa] e "Guerra Santa". Mas veio a se tornar dominante porque os guerreiros que partiam para o Oriente Próximo ostentavam a cruz (símbolo cristão) em suas vestes.
Além de seu aspecto militar, a participação em uma Cruzada podia ser entendida como uma forma de penitência ou de se alcançar uma graça. Entre as principais consequências das Cruzadas, podemos citar
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Uma herança foi dividida entre a viúva, a filha, o filho e o motorista. A filha e o filho ficaram com a metade, distribuída na proporção de 4 para 3, respectivamente. A viúva ganhou o dobro do que coube ao filho, e o motorista, R$ 800,00. Qual o valor da herança?
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Um cliente, ao chegar a uma agência bancária, retirou a última senha de atendimento do dia, com o número 49. Verificou que havia 12 pessoas à sua frente na fila, cujas senhas representavam uma progressão aritmética de números naturais consecutivos, começando em 37. Algum tempo depois, mais de 4 pessoas desistiram do atendimento e saíram do banco. Com isso, os números das senhas daquelas que permaneceram na fila passaram a formar uma nova progressão aritmética. Se os clientes com as senhas de números 37 e 49 não saíram do banco, o número máximo de pessoas que pode ter permanecido na fila é:
Fuvestão 2013
(SEED) – O valor P de certo tipo de computador decresce com o tempo t, como mostra o gráfico.
|
Se t = 0 corresponde à data de hoje, pode-se concluir que o computador valerá R$ 1.350,00 daqui a
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Considere a progressão aritmética (π ⁄ 9 ; π ⁄ 6 ; 2π ⁄ 9 ; ...)
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
CXIX
PARÊNTESES
Quero deixar aqui, entre parênteses, meia dúzia de
máximas das muitas que escrevi por esse tempo. São
bocejos de enfado; podem servir de epígrafe a discursos
sem assunto:
––––––––––––––––
[ 1 ] Suporta-se com paciência a cólica do próximo.
––––––––––––––––
[ 2 ] Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
––––––––––––––––
[ 3 ] Um cocheiro filósofo costumava dizer que o gosto
da carruagem seria diminuto, se todos andassem de
carruagem.
––––––––––––––––
[ 4 ] Crê em ti; mas nem sempre duvides dos outros.
––––––––––––––––
[ 5 ] Não se compreende que um botocudo fure o
beiço para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta
reflexão é de um joalheiro.
––––––––––––––––
[ 6 ] Não te irrites se te pagarem mal um benefício:
antes cair das nuvens, que de um terceiro andar.
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Nas alternativas seguintes, uma das máximas do autor se encontra inadequadamente interpretada. Assinale-a.
Fuvestão 2013
CXIX
PARÊNTESES
Quero deixar aqui, entre parênteses, meia dúzia de
máximas das muitas que escrevi por esse tempo. São
bocejos de enfado; podem servir de epígrafe a discursos
sem assunto:
––––––––––––––––
[ 1 ] Suporta-se com paciência a cólica do próximo.
––––––––––––––––
[ 2 ] Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
––––––––––––––––
[ 3 ] Um cocheiro filósofo costumava dizer que o gosto
da carruagem seria diminuto, se todos andassem de
carruagem.
––––––––––––––––
[ 4 ] Crê em ti; mas nem sempre duvides dos outros.
––––––––––––––––
[ 5 ] Não se compreende que um botocudo fure o
beiço para enfeitá-lo com um pedaço de pau. Esta
reflexão é de um joalheiro.
––––––––––––––––
[ 6 ] Não te irrites se te pagarem mal um benefício:
antes cair das nuvens, que de um terceiro andar.
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
As afirmações seguintes descrevem adequadamente diversos elementos do texto transcrito, menos uma. Assinale-a.
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
Era uma vez, num tempo não muito distante, um dragão feio e assustador. Ele passeava solto pelo Brasil, espalhando miséria. Tinha presas enormes e soltava fogo pelas narinas. Assustava mulheres, crianças e velhos. Era o dragão da inflação. Criado nos porões do governo gastador, era bem alimentado e não parava de crescer. Um de seus truques mais perversos era parecer um bichinho de estimação, inofensivo e familiar. Engraçado é que pouca gente enxergava a maldade da fera. Os poucos que conheciam seus truques achavam que nada podia ser feito. O dragão da inflação parecia uma espécie protegida da fauna brasileira. Aos poucos, porém, o Brasil foi-se incomodando com aquelas garras afiadas, os dentes cortantes e o insuportável fogo das narinas que queimava dinheiro. Com a pata esquerda o dragão arrancava riqueza de quem já tinha tão pouco e com a direita entregava aos mais ricos. Assim foi cavando um fosso de desigualdade tão fundo que quase tragou toda a sociedade brasileira.
(Revista Veja, out. 1999)
De acordo com o texto, o governo brasileiro mantinha com o dragão uma relação de
Fuvestão 2013
Um dia de procissão foi sempre nesta cidade um dia de grande festa, de lufa-lufa, de movimento e de agitação; e se ainda é hoje o que os nossos leitores bem sabem, na época em que viveram as personagens desta história a coisa subia de ponto; enchiam-se as ruas de povo, especialmente de mulheres de mantilha; armavam-se as casas, penduravam-se às janelas magníficas colchas de seda, de damasco de todas as cores, e armavam-se coretos em quase todos os cantos. E quase tudo o que ainda hoje se pratica, porém em muito maior escala e grandeza, porque era feito por fé, como dizem as velhas desse bom tempo, porém nós diremos, porque era feito por moda...
(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias)
O termo que melhor define lufa-lufa é
Fuvestão 2013
Um dia de procissão foi sempre nesta cidade um dia de grande festa, de lufa-lufa, de movimento e de agitação; e se ainda é hoje o que os nossos leitores bem sabem, na época em que viveram as personagens desta história a coisa subia de ponto; enchiam-se as ruas de povo, especialmente de mulheres de mantilha; armavam-se as casas, penduravam-se às janelas magníficas colchas de seda, de damasco de todas as cores, e armavam-se coretos em quase todos os cantos. E quase tudo o que ainda hoje se pratica, porém em muito maior escala e grandeza, porque era feito por fé, como dizem as velhas desse bom tempo, porém nós diremos, porque era feito por moda...
(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias)
O tempo do enunciado é o tempo dos fatos narrados (tempo a que o texto se refere). O tempo da enunciação é o momento em que a narração é feita (tempo em que o texto é elaborado). Assim sendo, assinale a alternativa cujas expressões indicam, respectivamente, o tempo do enunciado e o tempo da enunciação.
Fuvestão 2013
O IMPÉRIO DAS FESTAS E AS FESTAS DO IMPÉRIO
O Brasil do século XIX, excluindo-se a primeira e a última década, conviveu intensamente com a realeza. De 1808 a 1889, os brasileiros acostumaram-se a ter um rei à frente da cena política. Mas se D. João, D. Pedro I, D. Pedro II e a princesa Isabel – esta, quando da ausência de seu pai – ocuparam o espaço formal do mando executivo, no dia a dia interagiram com outros reis e rainhas. Estamos falando de uma série de personagens que lideravam as festas populares e que, provenientes de reinos distantes – presentes na memória dos escravos africanos ou nas lembranças dos saudosos colonos portugueses −, povoaram o nosso assoberbado calendário de festas. Oriundo de tradições diversas e de cosmologias particulares, esse puzzle* ritual fez do Brasil o país das festas, o depositário de um arsenal de símbolos, costumes e valores. Contudo, mais do que isso, tal qual um caleidoscópio, essas tradições não foram apenas se reproduzindo, como o movimento rotineiro de um motor. Ao contrário, dinamicamente, acabaram por criar festas próprias e leituras originais de um material que lhes era anterior. Nesses rituais, teatralizava-se um grande jogo simbólico e, entre outros figurantes, a realeza era personagem frequente, porém não sempre principal.
(Lilia M. Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.)
*puzzle: confusão; quebra-cabeça.
Os radicais que constituem o segundo elemento estrutural das palavras cosmologia e caleidoscópio significam, respectivamente,
Fuvestão 2013
O IMPÉRIO DAS FESTAS E AS FESTAS DO IMPÉRIO
O Brasil do século XIX, excluindo-se a primeira e a última década, conviveu intensamente com a realeza. De 1808 a 1889, os brasileiros acostumaram-se a ter um rei à frente da cena política. Mas se D. João, D. Pedro I, D. Pedro II e a princesa Isabel – esta, quando da ausência de seu pai – ocuparam o espaço formal do mando executivo, no dia a dia interagiram com outros reis e rainhas. Estamos falando de uma série de personagens que lideravam as festas populares e que, provenientes de reinos distantes – presentes na memória dos escravos africanos ou nas lembranças dos saudosos colonos portugueses −, povoaram o nosso assoberbado calendário de festas. Oriundo de tradições diversas e de cosmologias particulares, esse puzzle* ritual fez do Brasil o país das festas, o depositário de um arsenal de símbolos, costumes e valores. Contudo, mais do que isso, tal qual um caleidoscópio, essas tradições não foram apenas se reproduzindo, como o movimento rotineiro de um motor. Ao contrário, dinamicamente, acabaram por criar festas próprias e leituras originais de um material que lhes era anterior. Nesses rituais, teatralizava-se um grande jogo simbólico e, entre outros figurantes, a realeza era personagem frequente, porém não sempre principal.
(Lilia M. Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.)
*puzzle: confusão; quebra-cabeça.
No texto, as palavras assoberbado e depositário assumem, respectivamente, os sentidos de
Fuvestão 2013
O IMPÉRIO DAS FESTAS E AS FESTAS DO IMPÉRIO
O Brasil do século XIX, excluindo-se a primeira e a última década, conviveu intensamente com a realeza. De 1808 a 1889, os brasileiros acostumaram-se a ter um rei à frente da cena política. Mas se D. João, D. Pedro I, D. Pedro II e a princesa Isabel – esta, quando da ausência de seu pai – ocuparam o espaço formal do mando executivo, no dia a dia interagiram com outros reis e rainhas. Estamos falando de uma série de personagens que lideravam as festas populares e que, provenientes de reinos distantes – presentes na memória dos escravos africanos ou nas lembranças dos saudosos colonos portugueses −, povoaram o nosso assoberbado calendário de festas. Oriundo de tradições diversas e de cosmologias particulares, esse puzzle* ritual fez do Brasil o país das festas, o depositário de um arsenal de símbolos, costumes e valores. Contudo, mais do que isso, tal qual um caleidoscópio, essas tradições não foram apenas se reproduzindo, como o movimento rotineiro de um motor. Ao contrário, dinamicamente, acabaram por criar festas próprias e leituras originais de um material que lhes era anterior. Nesses rituais, teatralizava-se um grande jogo simbólico e, entre outros figurantes, a realeza era personagem frequente, porém não sempre principal.
(Lilia M. Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.)
*puzzle: confusão; quebra-cabeça.
Considerada no contexto, funciona como um substantivo coletivo a palavra
Fuvestão 2013
O IMPÉRIO DAS FESTAS E AS FESTAS DO IMPÉRIO
O Brasil do século XIX, excluindo-se a primeira e a última década, conviveu intensamente com a realeza. De 1808 a 1889, os brasileiros acostumaram-se a ter um rei à frente da cena política. Mas se D. João, D. Pedro I, D. Pedro II e a princesa Isabel – esta, quando da ausência de seu pai – ocuparam o espaço formal do mando executivo, no dia a dia interagiram com outros reis e rainhas. Estamos falando de uma série de personagens que lideravam as festas populares e que, provenientes de reinos distantes – presentes na memória dos escravos africanos ou nas lembranças dos saudosos colonos portugueses −, povoaram o nosso assoberbado calendário de festas. Oriundo de tradições diversas e de cosmologias particulares, esse puzzle* ritual fez do Brasil o país das festas, o depositário de um arsenal de símbolos, costumes e valores. Contudo, mais do que isso, tal qual um caleidoscópio, essas tradições não foram apenas se reproduzindo, como o movimento rotineiro de um motor. Ao contrário, dinamicamente, acabaram por criar festas próprias e leituras originais de um material que lhes era anterior. Nesses rituais, teatralizava-se um grande jogo simbólico e, entre outros figurantes, a realeza era personagem frequente, porém não sempre principal.
(Lilia M. Schwarcz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.)
*puzzle: confusão; quebra-cabeça.
Com a leitura do texto, infere-se que a realeza, no Brasil do século XIX,
Fuvestão 2013
|
Fuvestão 2013
• Considere o álcool combustível composto de etanol anidro (C2H5OH);
• Densidade do etanol 0,80 g.mL–1
• Densidade da gasolina 0,70 g.mL–1.
Fuvestão 2013
Fuvestão 2013
O bicarbonato de sódio sólido pode atuar como "fermento químico" na preparação de pães e bolos, por sofrer decomposição a temperaturas relativamente baixas (cerca de 100°C). A sua decomposição produz carbonato de sódio, gás carbônico e vapor-d’água.
Dados de massas molares em g/mol: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23.
Uma padaria consumiu 4,2 kg desse fermento na fabricação de bolos de chocolate. Qual a massa de carbonato de sódio produzida ao final desse processo?
Fuvestão 2013
Vidros de vasilhames contêm cerca de 80% de SiO2 em sua composição. Assim, considerando esse percentual, é correto afirmar que, em 525g de vidro de vasilhame, a quantidade de matéria em mols de SiO2 é:
Dado: massa molar do SiO2 = 60 g/mol
Fuvestão 2013
A figura 1 mostra um esquema simplificado da espectrometria de massa de um elemento X. Mais abaixo, tem-se o gráfico da porcentagem da intensidade de íons detectados em função da massa atômica em unidades unificadas de massa atômica do elemento X (figura 2).
|
|
Com base nas figuras, podemos afirmar que
Fuvestão 2013
Devido a suas propriedades fungicidas, o sulfato de cobre penta-hidratado é bastante empregado para controle de fungos em frutas. Uma amostra de sulfato de cobre penta-hidratado CuSO4 . 5 H2O possui 190,5 gramas de cobre.
Assinale o número adequado de mols de oxigênio que essa amostra contém.
Dado: massa molar em g/mol: H = 1; O = 16; S = 32; Cu = 63,5.
Fuvestão 2013
O esquema abaixo mostra a origem simplificada do vírus H1N1.
|
A respeito do vírus H1N1, responsável pela gripe A, pode-se afirmar:
I. O vírus H1N1 é resultante do rearranjo de vários tipos de vírus através de um processo de recombinação de genomas, durante a reprodução sexuada desses vírus.
II. O vírus H1N1 contém genes dos vírus da gripe suína, aviária e humana.
III. Quando ocorrem grandes reagrupamentos de genomas virais, os humanos dificilmente apresentam imunidades a esses novos agentes infecciosos.
Fuvestão 2013
A fenilalanina é um dos aminoácidos codificados no código genético, sendo de grande importância na constituição das proteínas. Sobre a síntese de proteínas, é correto afirmar:
Fuvestão 2013
A figura a seguir representa as trocas gasosas realizadas por uma minhoca.
|
Sobre esse processo, foram feitas três afirmações:
I. A troca de CO2 por O2 só é possível graças a um processo conhecido como difusão.
II. Ele é chamado de respiração traqueal.
III. Para que as trocas gasosas ocorram com eficiência através do tegumento, a superfície do animal deve estar constantemente úmida.
Está correto o contido em
Fuvestão 2013
Sabendo-se que a miopia e o uso da mão esquerda são condicionados por genes autossômicos recessivos, considere a genealogia a seguir:
Assinale a alternativa correta.
Fuvestão 2013
Indique o gráfico que mostra, corretamente, a velocidade do sangue no seguinte trajeto:
aorta → artérias → arteríolas → capilares → vênulas → veias → veia cava
Fuvestão 2013
Os dados obtidos a partir da análise dos excretas nitrogenados presentes na urina de três grupos de animais são mostrados na tabela abaixo.
Fuvestão 2013
A ONU – Organização das Nações Unidas possui uma série de agências e organizações que se dedicam aos mais diversos assuntos. Entre elas está a União Inter nacional de Telecomunicações, que analisa o acesso a computadores, Internet e outras tecnologias de comunicações. A partir dessas análises, a União criou o Índice de Oportunidade Digital, a partir do qual foi confeccionado o seguinte mapa e tabelas:
(Almanaque Abril, 2013 / O Estado de S.Paulo, 15/3/2013.) |
Leia as assertivas:
I. É possível notar que alguns países ocupam posições semelhantes na lista do Índice de Oportunidade Digital (IOD) e na do IDH: o Brasil, por exemplo, ocupa a 65.a posição no IOD e a 85.a no IDH. Os países mais bem colocados no IOD são, muitas vezes, os que aparecem nos primeiros lugares no IDH.
II. Nota-se também que a cobertura proporcionada por telefonia celular no Brasil é quase idêntica àquela proporcionada nos dez primeiros colocados. Contudo, os dados de infraestrutura e de acesso à banda larga são bastante precários, o que afasta o Brasil das primeiras posições.
III. Todos os países que se colocam entre os primeiros no Índice de Oportunidade Digital (IOD) possuem reduzidas populações, o que facilita sobremaneira a instalação de redes digitais e o acesso a infraesrutura, oportunidade e utilização dessas redes.
Mediante seus conhecimentos, estão corretas:
Fuvestão 2013
Antibióticos são substâncias naturais produzidas por micro-organismos e seus análogos sintéticos. Podem ser bactericidas, quando destroem e matam as bactérias, e bacteriostáticos, quando impedem a sua multiplicação ou bloqueiam o metabolismo. A penicilina é um antibiótico bactericida porque
A questão coreana desperta o interesse da mídia e opinião pública mundial. Observe a charge abaixo:
|
Fuvestão 2013
Muito se discute nas últimas décadas sobre o efeito estufa. Sobre esse assunto, leia as assertivas abaixo:
Fuvestão 2013
A respeito do IDH, publicado pela ONU no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 14 de março de 2013, observa-se que o Brasil se encontra em 85.o lugar, com um índice de 0,730. Sabendo-se que o IDH conta com uma lista de 186 países, sendo o primeiro dessa lista a Noruega, com 0,955, e o último, Níger, país africano com 0,304, conclui-se que
Fuvestão 2013
Observe o esquema no qual se nota uma forma de relevo comum no Sudeste do Brasil:
|
(Folha de S.Paulo, 19/3/2013.) |
Assinale a alternativa que indica o provável acontecimento que ocorreria caso houvesse um elevado índice pluviométrico no local e o número no diagrama onde tal fenômeno teria maior probabilidade de ocorrer:
Fuvestão 2013
Uma vez por ano celebra-se o dia mundial da água. Sobre a questão da água, leia o texto abaixo:
Sobre a importância da água para a saúde e para a vida no planeta, sabe-se muitíssimo. Que é componente imprescindível para os ecossistemas, também não há dúvidas. A sobreposição de mapas com diversos indicadores de desigualdades sociais em contraste com indicadores de acesso e de qualidade da água revela uma forte congruência entre eles. Esta observação não constitui novidade, assim como o reconhecimento global do papel decisivo da água no desencadeamento direto e indireto de uma grande quantidade de patologias, bem como no condicionamento da mortalidade geral e, em especial, a infantil na maioria dos países em desenvolvimento.
(Revista Geografia n.o 47, Ed. Escala Educacional.)
Pensando em dados estatísticos mundiais sobre a taxa mundial de mortalidade infantil e o acesso ao saneamento básico (população com acesso a instalações sanitárias adequa das, como água e esgoto), podemos concluir que
Fuvestão 2013
Os mapas a seguir mostram duas análises cartográficas diferentes para o espaço geográfico brasileiro. Compare-os com atenção:
|
Analisando-os com cuidado e conhecendo aspectos relacionados à questão da representatividade federativa, é possível dizer:
Fuvestão 2013
Atente para o texto abaixo:
"O período de recuperação não dura muito. Acreditando que a moeda permaneceria desvalorizada e a demanda externa alta, o _________________expande sua capacidade de produção. Quando a economia mundial entra em colapso em 2008, o país é um dos mais afetados, por ser muito dependente de suas exportações. O baixo consumo traz de volta a deflação e nem mesmo o pacote de 300 bilhões de dólares é suficiente para evitar a pior recessão desde a II Guerra Mundial e uma retração econômica de 5% em 2009. Em 2010 o governo intervém na cotação da moeda, favorecendo as exportações. A expansão de 3,9% no PIB aponta uma retomada gradual do crescimento."
Essa era a situação do(a) _________________ antes do(a) _________________ de 2011.
Fuvestão 2013
Os dois gráficos que se seguem mostram algumas facetas do atual momento da globalização:
(PNUD, 2013)
|
|
A análise dos dois gráficos mais os conhecimentos adquiridos levam à conclusão de que
Fuvestão 2013
A partir da década de 1970, a história do Iraque conturbou-se ainda mais, envolvida por diversos acontecimentos que influíram na produção de sua principal fonte de renda, o petróleo. Seguem-se abaixo um mapa e um gráfico com alguns elementos, sobre os quais afirmamos:
(Almanaque Abril, 2013.) |
I.A queda na produção de petróleo entre 1991 e 1996 ocorreu por que as regiões produtoras foram envolvidas nos movimentos separatistas dos curdos, que impediram o escoamento do petróleo, até serem dominados por ataques militares, em 1997.
II. A invasão do Iraque pelos EUA em 2003 é um dos fatores responsáveis pela queda na produção desse mesmo ano.
III. A produção mostrada no gráfico está em queda nos últimos anos, em função do esgotamento das reservas iraquianas.
IV. Mesmo envolvido em lutas sectárias, o Iraque vem mostrando crescimento na produção de petróleo nos últimos anos. Essa produção se dá principalmente na área norte, hachurada no mapa, dominada pelos curdos..
Estão corretos:
Fuvestão 2013
A China sustenta na atualidade o segundo maior PIB do mundo, suplantada apenas pelo dos EUA. Sobre sua atuação na economia mundial, foram feitos os seguintes gráficos:
|
|
Mediante o que se conhece sobre o desempenho da eco nomia chinesa e com base nos gráficos apresentados, pode-se dizer:
Fuvestão 2013
Na charge abaixo, Tio Sam – que representa os EUA – oferece uma "prenda" (na forma de uma cenoura gigante) a um sonhador religioso iraniano, enquanto brande na outra mão um porrete:
Isso quer dizer: