Topo

Pausas para comer e ir ao banheiro evitam 'branco' durante provas

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

07/05/2014 11h50

Relaxar antes das provas de vestibular, fazer pausas para comer e ir ao banheiro durante o exame são técnicas para evitar o bloqueio que pode acontecer em momentos de muito estresse. 

"A tensão e a ansiedade são as razões daquele 'branco' no meio da prova. O importante é que o estudante tente relaxar e sinta confiança em tudo que ele estudou", afirma o psicoterapeuta Leo Fraiman, autor do guia "Vestibular Sem Medo e Sem Stress". "Quanto mais em paz e mais feliz, melhor o cérebro funciona." 

No dia anterior e nas horas precedentes ao vestibular, o estudante deve tentar relaxar e fazer coisas que lhe deem prazer. "Não adianta querer passar a noite revisando ou querer ler apostila naqueles minutos antes da prova. O melhor é guardar energia e ficar calmo para atingir seu melhor desempenho",  indica Rodrigo Villard, professor do Curso e Colégio Pensi.

Na hora da prova

Começar o exame por disciplinas em que se tem mais facilidade é uma forma de ganhar autoconfiança. A estratégia ajuda também a gerenciar o tempo, pois o estudante faz mais rápido questões em matérias de que gosta e guarda mais tempo para as perguntas em que terá dificuldades.  

Fazer um rascunho ou um desenho enquanto lê a questão ou elencar palavras-chave ajuda a 'recrutar as sinapses' para agilizar a memória. "Quem é mais auditivo, pode tentar murmurar o enunciado ou tentar ler como se estivesse explicando para alguém, isso aumenta a atenção no conteúdo e facilita a resolução", diz o orientador profissional Leo Fraiman. 

Se bateu aquele cansaço no meio da prova, é hora de fazer uma parada. "O aluno precisa lembrar que ninguém passa quatro horas sentado. Fazer uma pausa para comer e para alongar a cada período de 50 minutos são formas de dar um tempo para o seu cérebro e evitar a estafa", sugere Henrique Vailati, diretor do Colégio Faap.

Deu branco?

Mesmo depois de todo o processo, o branco apareceu? É hora de ter calma e lembrar que não é preciso saber tudo para passar no exame. "Tem muito aluno que sabe menos que outro e passa no exame por conseguir manter a calma e mostrar na prova seu melhor desempenho", comenta Vailati. 

Pedir para ir ao banheiro é uma maneira de sair do ambiente de tensão. Nessa hora, vale lavar o rosto, cantarolar uma música e até chorar. "Às vezes, perceber que não está indo bem pode deixar mais ansioso. Nessa hora, chorar pode aliviar, sim. Cabe ao aluno perceber que precisa desabafar", diz Fraiman.