Topo

Prova da Uerj tem questão sobre as manifestações populares de junho

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/09/2013 11h53

As manifestações populares que tomaram o país em junho deste ano foram tema de questão no segundo exame de qualificação do vestibular 2014 da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), que é aplicado na manhã deste domingo (8).

Segundo candidatos que já terminaram a prova, um dos quesitos da área de ciências humanas continha uma foto de manifestantes ocupando a sacada do Congresso Nacional, em Brasília, há pouco mais de dois meses, e perguntava a diferença entre os protestos de 2013 e os ocorridos durante a Ditadura Militar (1964-1985). Os estudantes disseram ao UOL que o item correto, na opinião deles, era o que indiciava a ausência de democracia nas manifestações de décadas atrás.

Conhecida como "a Dama de Ferro", a primeira ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, Margareth Tatcher, que faleceu em abril deste ano, aos 87 anos, também foi tema de questão. De acordo com os vestibulandos, o exame questionou o modelo econômico adotado por ela no poder: o liberalismo.

No geral, os candidatos consideraram a prova deste domingo "tranquila" ou "fácil", assim como a do primeiro exame de qualificação, realizado no último dia 9 de junho. Para a estudante Célia Roberta Lopes, 18, que cursa o 3º ano do ensino médio, "quem estudou não teve problemas".

Lucas Vernieri, 18, também terceiranista, tinha obtido conceito "C" - as notas variam de "A" a "E", no primeiro exame. "Estou confiante de que melhorei. Acho que consigo um 'B', mas dá até pra pegar um 'A'", disse.

Aluna do 2º ano, Laura Martinelli, 16, disse que, mesmo para quem está na série dela, a prova não foi difícil. "Mas, para o ano que vem, acho que vou ter que reforçar os estudos em física e química", ponderou.

Os primeiros vestibulandos começaram a deixar o Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no Maracanã, zona norte do Rio, principal local de prova do vestibular estadual, por volta das 10h. Iniciado às 9h, o exame tem duração máxima de quatro horas. A saída era permitida 30 minutos após o início.

Ao todo, 67.702 pessoas se inscreveram para esta etapa, segunda chance de obter a nota necessária para se classificar para a segunda fase do processo seletivo, que acontece no dia 1º de dezembro. O candidato precisa acertar pelo menos 40% de um dos dois exames de qualificação para fazer o exame discursivo.

O exame deste domingo tem questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

O gabarito oficial será divulgado ainda neste domingo, no site da universidade. A divulgação do resultado do segundo exame de qualificação está prevista para o dia 17 de setembro.