UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade


14/01/2007 - 20h06
Unicamp: candidatos e professores reclamam do tempo curto
Da redação
Em São Paulo

Juliana Doretto/UOL

Bruno Capovilla diz que não sentiu pressão na prova

Bruno Capovilla diz que não sentiu pressão na prova

Os exames de português e biologia aplicados pela Unicamp neste domingo (14) receberam a mesma crítica de professores e vestibulandos: o tempo escasso.

As questões de biologia, segundo Luiz Carlos Bellinello, coordenador da disciplina no Objetivo, podem ser classificadas como "bem-feitas, cobrindo quase toda a disciplina e indo além do básico,pedindo detalhes dos assuntos". O problema estava no tempo: "Foi uma prova extremamente longa, que pedia para o candidato explicar, justificar. A Unicamp deveria repensar um pouco o tempo para a realização do exame."

Ângelo Ântonio Pavoni, coordenador de biologia do Etapa, diz que "foi uma prova de alto nível, com perguntas bem elaboradas, cobrando assuntos clássicos, bem distribuídos". Segundo ele, o exame, assim, manteve o nível do vestibular passado, inclusive no que diz respeito ao tempo.

  • Veja a correção completa
  • Abstenção em cada cidade
  • Veja a prova oficial
  • Fórum: opine sobre a prova

    "É uma constante na prova da Unicamp: cada uma das questões tem de dois a três itens, ou seja, são 20 a 30 perguntas em duas horas de prova. O tempo, de fato, fica um pouco apertado. Um pouco mais tempo seria bem-vindo."

    Em português, a avaliação da coordenadora Célia Passoni, do Etapa, é semelhante às dos professores de biologia. "Geralmente, na prova da Unicamp, o primeiro item das questões é mais fácil, com respostas mais diretas. O candidato tem de justificar apenas no segundo item. Neste ano, era preciso justificar já no primeiro item." Ou seja: "A prova seria melhor se fosse mais curta, ou se o tempo fosse maior".

    Fernando Teixeira de Andrade, coordenador da área no Objetivo, ressalta que foi "uma prova mais exigente que a da Fuvest, com questões mais desafiadoras, como a 12 e a sete". Nesta última, era preciso ter feito uma leitura muito atenta de "Iracema"; na de número 12, o candidato teria de conhecer muito bem a obra de Albero Caeiro. "Nada descabido para um aluno que estava bem preparado, mas um tempo maior iria ajudar."

    Candidatos
    Para a maior parte dos vestibulandos ouvidos pelo UOL Vestibular, também faltou tempo para realizar o exame.

    "A prova estava muito longa, trabalhosa e um pouco complicada. Havia vários itens na mesma questão: muitas perguntas para pouco tempo. Foi uma prova feita para quem sabe mesmo a matéria", diz Pedro Campana, 19, que presta medicina.

    O vestibulando aponta ainda um erro na questão dez de português: "O título correto é 'A Hora e Vez de Augusto Matraga', e não 'A Hora e a Vez...'". A professora Célia, do Etapa, concorda com o vestibulando: "É um erro que todos cometem. Até a Unicamp".

    Raquel Rodrigues, 19, que quer uma vaga em fonoaudiologia, afirma que não enfrentou problemas em biologia, apesar de algumas questões terem cobrado assuntos mais específicos. Em português, a dificuldade foi maior do que ela previa. "Eu priorizei biologia, mas, para fazer as duas provas bem-feitas, o tempo era escasso."

    Para Bruno Capovilla, 18, candidato a engenharia mecânica, as provas não foram tão complicadas quanto ele havia imaginado. Para ele, o tempo não foi um problema: "Mas eu fiz essas provas com menos pressão, porque não são da minha área. Amanhã, com exatas, serei o último a sair da prova".
  • 16/06/2010

    17h03- FEI divulga primeira chamada do vestibular 2010 de inverno

    16h29- UEM publica locais de prova do vestibular 2010 de inverno

    15h06- UFPR Litoral divulga lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010 de inverno

    10h54- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h46- FGV lança dupla graduação entre direito e economia

    10h25- Ensino a distância gratuito cresce no país; alunos precisam de disciplina

    08h23- MEC fechará curso de medicina da Unisa

    07h56- Caderno Fovest destaca ensino gratuito a distância

    06h05- UFMG recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2011 a partir desta quarta

    15/06/2010

    12h19- Em quais cursos a infraestrutura da universidade é fundamental?

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS