Topo

Tema da redação da segunda fase da Unesp foi "diferente", dizem professores

Da Redação

Em São Paulo

19/12/2011 19h17Atualizada em 19/12/2011 19h34

O segundo dia de provas da última fase do vestibular 2012 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) teve nível médio, afirmam professores ouvidos pelo UOL Vestibular. Eles afirmam que o tema da redação deste ano – “A bajulação: virtude ou defeito?” – foi uma surpresa.

 

 

“Foi um tema bem diferente. Tema bem diferente do que vem sendo proposto. Os textos [da prova] deram uma contribuição grande para desenvolver a redação”, afirma Alberto do Nascimento, do Anglo. “A redação tematizou um assunto recorrente na prova, que é a atitude bajulatória. Bajulação não deixa de ser marketing. É um tema complexo, mas não tão difícil de ser desenvolvido”, diz Nelson Dutra, do Objetivo.

“Não é um tema trivial, não é um tema fácil, nem bonito. Achei um tema estranho. É mais ou menos”, afirma Célia Passoni, do Etapa. Já Cláudio Rosa, do Cursinho da Poli, diz que o tema o decepcionou. “Em essência, o tema da redação ficou um pouco aquém daquilo que a gente espera de um vestibular como o da Unesp. A gente prepara os alunos para questões mais universais, mais polêmicas”, diz.

Segundo os professores, a prova de português se focou em interpretação de texto, cobrando praticamente nada de gramática. “Exigiu o bom leitor, o vestibulando que tivesse lido no ensino médio”, diz Dutra. “Foi basicamente a partir de textos de leitura sem que houvesse a cobrança de algum aspecto teórico, que o aluno poderia ou deveria ter aprendido no ensino médio”, afirma Célia.

Inglês

Os docentes se dividiram na análise da prova de inglês. Uma das questões falava sobre o filme “Gattaca”. “Se o aluno tivesse visto o filme, estava mais tranquilo. Se não tivesse, aí teria que ter um pouco mais de paciência. O vocabulário era um pouco chatinho”, diz Elaine Callegari, do Objetivo.

Para Alahkin de Barros Filho, esse texto não trouxe muitas problemas. “Nada de muito difícil no vocabulário. As perguntas eram de dificuldade básica”, disse. “Foi um exame bem-feito, do estilo que a Fuvest [Fundação Universitária para o Vestibular, que aplica as provas da USP] faz na segunda fase.”

A divulgação do resultado final está prevista para 27 de janeiro de 2012. A matrícula dos convocados em primeira chamada está marcada para os dias 8 e 9 de fevereiro.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidatos ou pelos sites da Vunesp e da Unesp.