Topo

Fuvest 2012 terá processo de reescolha de curso; confira regras

Da Redação

Em São Paulo

02/08/2011 20h33

A partir do vestibular de 2012, a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, terá o processo de reescolha de curso - que irá acontecer após a terceira chamada. A novidade já havia sido anunciada junto com outras mudanças do vestibular, porém foi detalhada no Manual do Candidato, divulgado ontem (1º).

Na reescolha, o candidato poderá optar por até dois cursos de qualquer carreira, independente dos cursos escolhidos no momento da inscrição. A nota final para o processo de reescolha não levará em conta a terceira prova da segunda fase. A classificação será feita pela média aritmética da nota da 1ª fase e das notas das duas primeiras provas da 2ª fase.

No dia 10 de março de 2012 será publicado no site da Fuvest a relação de vagas não preenchidas e a lista de candidatos habilitados para a reescolha. Os interessados deverão indicar os cursos pretendidos, pela internet, entre os dias 10 e 12 de março. A quarta chamada, que levará em conta só os inscritos no processo de reescolha, será divulgada no dia 14 do mesmo mês. A matrícula deverá acontecer em 16 de março.

Confira quem não poderá participar da reescolha:

  • Candidatos matriculados em decorrência da 1ª, 2ª ou 3ª chamada, mesmo que em opção de curso que não a primeira manifestada no processo de inscrição (opções de matrícula [S] – Satisfeito ou [M] – Matriculado);
  • candidatos que, após a matrícula, efetuaram seu cancelamento, desistindo da vaga obtida no vestibular;
  • candidatos eliminados ou desclassificados do vestibular, ressalvado o caso dos candidatos de carreiras com provas de habilidades específicas que tenham sido eliminados exclusivamente por essas provas;
  • candidatos treineiros.

 

O curso de medicina da Santa Casa de São Paulo não participará da reescolha. Haverá uma lista de espera exclusivamente para essas vagas.

Nota da primeira fase

A nota da primeira fase volta a compor o resultado final do vestibular - antes, ela era considerada apenas para selecionar o candidato da segunda fase. A nota final do candidato será obtida pela média aritmética simples das notas das quatro provas. Candidatos que fizeram provas de habilidades específicas ou que tenham direito a bônus terão esses valores incorporados ao cálculo.

A nota mínima de corte subiu de 22 para 27 pontos - o candidato tem que acertar 30% da prova da primeira fase para não ser eliminado.

Vagas

A Fuvest 2012 selecionará candidatos para 10.952 vagas: 10.852 serão para a USP e 100 para a Faculdade de Medicina da Santa Casa. Para esse ano, foram criadas 200 novas vagas na USP, sendo 120 em cursos de engenharia em Lorena e 80 vagas divididas igualmente entre os cursos de ciências biomédicas e saúde pública, ambos na capital.

Datas importantes

As inscrições para isenção de taxa da Fuvest 2012 começaram no dia 13 de junho. Segundo a instituição, serão concedidas até 65 mil isenções. Os pedidos devem ser feitos pelo www.fuvest.br, até 5 de agosto.

A inscrição para o vestibular acontece entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro pela internet, com taxa de R$ 120. As provas do vestibular 2012 da Fuvest serão realizadas nos dias 27 de novembro (1ª fase) e de 8 a 10 de janeiro de 2012 (2ª fase).

Entre os dias 9 e 14 de outubro serão realizadas as provas de habilidade especifíca antecipadas para as carreiras de música (São Paulo) e artes visuais. A lista de aprovados nessas provas serão publicadas em 4 de novembro.

Os locais de prova da primeira fase poderão ser consultados a partir de 21 de novembro. A lista de convocados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.

Entre os dias 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.

A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.