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Metabolismo energético é tema com grande incidência

Página 3 Pedagogia & Comunicação

São Paulo

04/07/2011 09h00Atualizada em 15/03/2012 16h37

O roteiro de Biologia desta semana tratará do metabolismo energético, ou seja, devemos atentar para os estudos que explicam as mitocôndrias e a respiração celular, bem como os conceitos sobre fermentação etílica e lática. Estudar esse tema é importante basicamente por sua relação com o aquecimento global, matéria em constante destaque na mídia.

Deve-se dar especial atenção neste ponto ao fato de que a respiração celular e a fermentação são responsáveis por liberar gás carbônico na atmosfera, enquanto a fotossíntese retira esse gás. Em outras palavras, esse processo tem relação com o aquecimento do planeta e, consequentemente, tem ligação com o efeito estufa. Não bastasse isso, é assunto de grande incidência nos vestibulares mais concorridos.

A dica neste caso é que os estudantes atentem para a função e a importância das mitocôndrias – organelas responsáveis pela energia na célula, no processo de respiração aeróbica celular. Mas sem perder tempo excessivo com detalhes desses processos, como glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, NAD, FAD etc. Ainda sob esse ângulo, é importante conhecer a teoria endossimbiótica das mitocôndrias, assim como os aspectos da herança mitocondrial nos seres humanos.

Quanto à fermentação, os vestibulares costumam considerá-la como recurso de obtenção de energia mais simples se comparado à respiração (apesar de resultarem em saldo energético menor). Pensando na aplicação prática do tema, podem surgir questões sobre a importância econômica dos fungos fermentadores. Para um exemplo é só pensar nos levedos usados nas indústrias de panificação, bebidas, queijos, iogurtes e também na produção do álcool combustível, a partir da fermentação da cana-de-açúcar.

 

Crise econômica e democracia

O roteiro de História geral traz o primeiro tema da Antiguidade Clássica: a Grécia Antiga. Em razão do grande volume de conteúdos neste tópico, a sugestão é que se deixe de lado a “decoreba”. Entender o processo histórico que envolveu um determinado período ou fato facilita o estudo da matéria.

Como ocorreu? Quais foram os principais agentes? Ocorreram mudanças? O que não sofreu modificação? Quais foram as consequências? A partir desse conjunto de perguntas podemos estudar os vários períodos compreendidos na chamada Grécia Antiga: pré-homérico, homérico, arcaico (hegemonia de Esparta e Atenas), período clássico (guerras médicas ou greco-persas) e helenístico.

É preciso notar que normalmente é elaborado um número maior de perguntas sobre os períodos clássico e helenístico, porque são momentos em que os gregos se envolveram em guerras. Pela mesma razão, deve se ter cinco pontos de atenção sobre Atenas: o conceito de cidade-estado; a ideia de democracia e de cidadania; as relações da polis com o comércio marítimo; o papel de Atenas nas guerras do século V a.C. (Médicas e do Peloponeso) e o desenvolvimento da filosofia (Sócrates, Platão e Aristóteles).

Já os exames que buscam contextualizar as questões podem pedir para relacionar um evento atual com o período clássico. Por exemplo, comparar o exercício da cidadania daquela época com as manifestações populares ocorridas na Grécia devido à crise econômica atual.

 

Da Europa para o mundo

A temática da crise feudal e da expansão marítima é o ponto de ligação daquilo que hoje chamamos de História do Brasil com a História Europeia. Daí a necessidade de estudar o contexto dos ciclos da navegação que resultaram na formação do País.

Se refletirmos um pouco sobre o ponto de vista que acabamos de considerar, certamente concluiremos que um dos principais temas a estudar é o mercantilismo, política econômica dentro do regime absolutista, no contexto do renascimento das cidades, da formação da burguesia e da busca de novas fontes de comércio e ouro, que levaram às grandes navegações.

 

Incidência e direção

No que se refere ao domínio da Física o tema da composição de forças é tópico comum nos exames. Problemas tradicionais de mecânica recorrentes em todos os vestibulares são aqueles que analisam o movimento (ou não) de corpos sujeitos à ação de forças, sob o olhar da segunda lei de Newton (conhecida como Princípio Fundamental da Dinâmica – PFD), que estabelece uma relação entre causa (no caso, as forças) e efeito (aceleração).

Neste quesito, uma dica importante para a resolução de problemas é lembrar-se que existem duas direções nas quais as forças devem aparecer: a paralela (ou tangencial) ao movimento e a perpendicular (ou normal) a esta. Atenção deve ser dada também para questões que envolvem um plano inclinado (rampa), nas quais a orientação é decompor a força peso.

Quanto às máquinas simples, as alavancas são pouco abordadas nos vestibulares, mas vale registrar mais uma dica: o segredo desse instrumento está na rotação. Sobre polias (roldanas), deve-se ter em mente que as móveis diminuem pela metade a intensidade da força necessária para erguer um objeto.

No roteiro de Química desta semana vamos iniciar o tema das ligações atômicas. É um conteúdo longo, sempre privilegiado na elaboração das questões, e seus tipos são muito importantes para explicar as propriedades dos compostos. Neste roteiro, veremos as ligações iônicas, covalentes e metálicas e certamente voltaremos a elas mais à frente, porque é uma ferramenta relevante para estudar as funções orgânicas e compostos inorgânicos.

 

Clássico português

Embora considerado um dos principais autores da língua portuguesa, Camões não está na lista de obras obrigatórias da Fuvest e Unicamp. Em Literaturapode ocorrer, entretanto, alguma questão sobre interpretação de textos (figuras de linguagem, por exemplo), ou mesmo uma comparação com os sonetos de Vinicius de Moraes, este sim autor integrante da lista obrigatória. A dica aqui é estar atento também para a estrutura do soneto clássico em comparação com o moderno.

Sem contar que é sempre interessante saber escandir os versos (fazer a contagem das sílabas poéticas), questão já contemplada em vestibulares anteriores.

Por sua vez, os conteúdos de Gramáticaartigos, numerais e pronomes – incluídos no roteiro da semana costumam ser selecionados para as provas. É o caso, por exemplo, das classes ou categorias gramaticais que adquirem funções diversas no contexto das frases e são frequentemente questionadas nos vestibulares. As palavras “a” e “o”, que podem ser artigos ou pronomes, são um bom exemplo do que estamos falando.

Quanto aos artigos, são frequentes perguntas relacionadas a seu papel na derivação imprópria, aqueles casos em que uma palavra normalmente usada como adjetivo torna-se substantivo ao ser precedida pelo artigo. Para entender melhor, observemos a frase: “contemplar o belo é alegrar os olhos”.

Os pronomes têm sido também protagonistas de questões relacionadas com a coesão, economia vocabular e estilo dos textos. Por último, vale lembrar que as diversas funções das palavras se e que nunca são esquecidas pelos examinadores.

 

Dureza

Em Geografia, elementos da economia e da vida cotidiana podem ser relacionados ao estudo da natureza e origem das rochas. No Brasil, por exemplo, ocorrem importantes derrames basálticos no centro-sul, que deram origem ao solo de terra roxa, um dos mais férteis do país. Daí a importância de compreender os minerais constituintes e os diferentes tipos de rocha, bem como a sua classificação em ígneas (vulcânicas), sedimentares e metamórficas. O granito, muito usado na construção civil, também pode aparecer em questões envolvendo o estudo das rochas já que sua origem é magmática (ígnea).

Provas com questões mais abrangentes podem aludir ao ciclo das rochas, devido aos diferentes processos envolvidos. Estamos nos referindo aqui ao conjunto de fenômenos naturais que originam e transformam as rochas. Essa dinâmica está relacionada a fenômenos geológicos, como a tectônica de placas e o vulcanismo, a fenômenos meteorológicos, ao ciclo da água e à gravidade, portanto, a um conjunto de forças internas e externas do planeta.

A escala do tempo geológico deve ser considerada igualmente nos estudos, por contemplar os períodos em que se originaram formações importantes. Um exemplo são as jazidas de minerais metálicos, como as do Quadrilátero Ferrífero e da Serra dos Carajás, no Brasil, no Proterozoico.

 

Fôlego

As funções do 1º e 2º graus são assunto da Matemática da semana, e devem ser vistas com bastante cuidado, pois são matérias sempre presentes nos vestibulares. Não é demais lembrar aqui que as provas de Física também exigem esse tipo de cálculo, como movimento uniforme ou uniformemente variado.

Questões aplicáveis ao dia a dia estão relacionadas com o conceito intuitivo de função, que é preciso entender como uma relação de dependência entre variáveis. Já a parte formal, como definição, domínio, imagem etc., além de também aplicáveis em problemas reais pode ser cobrada sem necessidade de contexto. Questões assim costumam causar espanto por serem carregadas de notações ‘feias’ sugerindo algo extremamente complicado. Para não se assustar, é necessário dominar – saber ler, escrever e traduzir – todo este “matematiquês” empregado nos enunciados.

Por fim, outra recomendação é saber interpretar gráficos, conhecimento solicitado de forma recorrente nos grandes vestibulares. Na verdade, eles costumam estar presentes não só nas exatas, mas em qualquer parte da prova. A dica então é não deixar passar despercebidos os gráficos dos jornais e revistas nas leituras diárias, analisando-os sempre.