Topo

Primeira fase da Unesp é elogiada por coordenadores de cursinho

Suellen Smosinski

Em São Paulo

12/06/2011 21h35

Professores e coordenadores de cursinhos ouvidos pelo UOL Vestibular elogiaram a prova da primeira fase do vestibular 2011 de inverno da Unesp (Universidade Estadual Paulista), realizada neste domingo (12) . "Foi uma prova bastante convencional, com enunciados curtos e claros. Estava bem contextualizada, com nível de dificuldade um pouco mais simples em comparação com o ano passado", disse o coordenador do Curso Etapa, Marcelo Dias Carvalho.

Para Eduardo Figueiredo, coordenador do Curso e Colégio Objetivo, a prova "estava excelente, inclusive visualmente". Figueiredo disse que esse foi um dos melhores exames da instituição: "A prova estava colorida, com quadrinhos, fotos, mapas. Tinha um português claro, com enunciados concisos e perguntas diretas".

 

 

Segundo o coordenador do Objetivo, "o aluno que se preparou deve ter ido muito bem nesse exame". Ele usou as questões de física para exemplificar a qualidade que considerou unâmine em todas as disciplinas: "O aluno que não soubesse física, não respondia nenhuma pergunta. Todas as questões cobravam conteúdo, mas um conteúdo básico, para ver se o aluno sabe o assunto. Eles procuraram ser abrangentes dentro do número de questões".

O coordenador do Curso Etapa afirmou que a prova do meio do ano da Unesp já tem uma marca, que é a ênfase em textos. "Eles têm tendência à contextualizar bastante. Observamos isso, por exemplo, em biologia, que teve bons artigos e  relação com filmes e tirinhas de jornal".

Carvalho também citou como exemplo o exame de matemática: "Foi uma prova acessível em que o aluno conseguia encontrar a resolução das questões com uma leitura atenta dos enunciados".

"De forma geral, a prova pode ser classificada entre baixa e média complexidade. Não era um exame com dificuldade de leitura. O vestibulado não precisava ler várias vezes o mesmo texto. A grande vantagem dessa prova foi a fluídez", observou Carvalho.

Próxima fase

A convocação para a segunda fase acontece no dia 22 de junho. Esta etapa será aplicada em dois dias: 3 e 4 de julho.

O candidato poderá optar pelo uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 ou 2010 para composição do resultado final do vestibular.

A primeira chamada deve ser divulgada em 20 de julho. Outras informações pode ser obtidas no manual do candidato ou pelos sites da Unesp e da Vunesp.