Topo

Para estudantes, química estava "impossível" e português era a parte mais fácil da primeira fase da Fuvest 2011

Suellen Smosinski

Em São Paulo

28/11/2010 17h20

Na saída da primeira fase da Fuvest 2011, os estudantes com quem o UOL Vestibular conversou consideram a prova puxada, de modo geral. E bastante "difícil" na parte de química. Segundo eles, português era a parte da prova mais simples, pois exigia mais interpretação de texto e menos conteúdos.

Neste domingo (28), acontece até 18h a primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

 

 

"Química era só chute, não dava para fazer nada", disse Nelson Nunes Leal Filho, 18, que concorre para agronomia. "Achei que estava difícil, pegaram muito pesado nas provas", completou o estudante que considerou que "diminuíram os textos [enunciados] mas aumentaram a complexidade" das questões.

Para Caroline dos Santos Pires Luiz, 17, candidata de publicidade, "física e matemática foram as matérias mais difíceis". Bruno Komatsu, 18, vestibulando de odontologia, concorda com ela: "a parte de exatas estava mais complicada, mas bem elaborada".

Português e literatura eram as disciplinas com maior número de questões consideradas pelos vestibulandos. Segundo eles, as questões pediam interpretação de texto, com base nas obras de leitura obrigatória da Fuvest 2011. "Acho que fui bem [nessa parte da prova]", diz Caroline, que se lembra de questões com textos de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Iracema.

Já para Renata Silva dos Santos, 24, que  tenta biblioteconomia, as questões que pediam interpretação de texto estavam "um pouco confusas". Ela faz coro com os outros candidatos consideraram as questões de exatas mais complicadas: "estava um pouco difícil, principalmente a parte dos gráficos que caiu em matemática, física e geografia".

A treineira de exatas Beatriz Ferreira de Brito, também 16, também achou a prova difícil --- com exceção de português. "Nem demorei tanto para responder, mas assuntos eu ainda não vi na escola. Principalmente em química", contou.