UOL VestibularUOL Vestibular
UOL BUSCA
Publicidade



Simulados | Teste Relâmpago

Literatura
Os homens na literatura Luso-brasileira

*Por Alexandre Bigeli
Os autores da literatura brasileira e portuguesa criaram expressões masculinas inesquecíveis. Cada escola literária conheceu pelo menos uma personalidade, que pode ser tanto o eu-lírico de poemas quanto o protagonista de romances. Eles se tornaram célebres por representar traços marcantes da cultura do Brasil e de Portugal.

Quem não se lembra de Macunaíma, o herói de Mário de Andrade que, para o bem ou para o mal, representa o caráter do brasileiro? Num registro mais dramático, temos os heróis de Graciliano Ramos, símbolos da tragédia brasileira tanto no meio rural ("Vidas Secas"), quanto no urbano ("Angústia" ).

Os homens da literatura portuguesa captam a nostalgia que faz parte de sua cultura. Valorizam o passado e sentem viver numa nação que tudo foi e nada é. A trajetória de Gonçalo, personagem principal de "A Ilustre Casa de Ramires", é exemplo desta saudade coletiva.

Você tem abaixo 10 questões em que o personagem ou eu-lírico cita algumas de suas características e pede para que você o descubra entre as alternativas. Faça o teste e veja se você consegue identificar algumas das mais importantes expressões masculinas da literatura.

*Alexandre Bigeli é jornalista e professor. Ele ensina português para vestibulandos desde 1999.

ÍNDICE DE TESTES IMPRIMIR ENVIE POR EMAIL