Leia com atenção o tema proposto. Não corra o risco de receber uma nota baixa por ter se afastado do tema.
Planejar o texto ajuda a desenvolver o raciocínio. Defina sua idéia central, seu objetivo, estabeleça uma linha de argumentação e uma conclusão.
Evite usar letra de forma, que dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia - legível e sem floreios - e limpeza são fundamentais. Não se esqueça dos pingos nos "i": não vale usar bolinhas no lugar deles.
Não comece com períodos longos, exponha logo suas idéias. Não use expressões como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", que mostram dúvidas em seus argumentos.
Seja claro: evite usar palavras difíceis que possam prejudicar a compreensão de seu texto. Tenha em mente que sua redação deve se destacar pela unidade, clareza, coerência e concisão.
Seja simples: não use palavras de cuja grafia você não tenha certeza. Em dissertações, não use gírias - elas não fazem parte da norma culta da Língua Portuguesa.
Não esqueça: as provas de redação têm maior peso na maioria dos vestibulares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.