PUBLICIDADE
Topo

Química

Química -

Não é comum encontrar o valor do pH em rótulos de produtos. Procure, mesmo nas minúsculas letras das latas de refrigerante ou de cerveja. Nada, não é? Na água mineral, porém, você o encontra sempre próximo da neutralidade. Parece ser conveniente salientar quando o produto é neutro, como "sabonete neutro" ou "detergente neutro".

E se a eficácia dos produtos está exatamente na característica de não ser neutro? Por quê continua como regra publicitária ocultar a acidez ou a basicidade, subestimando a capacidade de entendimento do consumidor?

Se informado, é bem possível compreender que, a 25ºC, quando o pH é igual a 7, a solução é neutra, se menor que 7, é ácida e, se maior, é básica. Porém o vestibulando deve saber mais.

O conceito de pH, introduzido por Sörensen, facilita a compreensão quanto ao resultado final, mas exige alguns conhecimentos sobre logaritmos (base 10). Veja a definição:

pH=- log [H+]
pOH=- log [OH-]

Observe a reação simplificada da auto-ionização da água:

H2O <=> H+ + OH-

A 25ºC, o produto iônico da água pura é uma constante (Kw).

Kw= [H+] . [OH-]=10-14

As soluções neutras contêm a [H+]=[OH-]=10-7mols/L, com pH e pOH iguais a 7. Veja:
- log 10-7=7

Nas ácidas, com a [H+] > [OH-], o pH é menor que 7.

Nas básicas, com a [H+] < [OH-], o pH é maior que 7.

Exemplos de soluções, a 25ºC, que já apareceram na Fuvest:

Neutras: a lágrima e o leite, de pH próximos de 7, são líquidos praticamente neutros.

Ácidas: a Coca-cola, pH=3, com [H+]=10-3 mols/L, é mais ácida que o café, pH=5, com [H+]=10-5mols/L. Repare: como 10-3 > 10-5 mols/L , o menor pH indica a maior acidez.

- Básica: na água do mar, como a [H+]=10-8 [OH-]=10-6 mols/L, o pH=8 e o pOH=6. Note que, a 25ºC, pH+pOH=14.
Atenção, o valor do produto iônico da água (Kw) varia com a temperatura.

Fuvest 2001- "Um estudante mediu o pH da água...a 50ºC, encontrando o valor 6,6 e não o esperado 7,0". Explicação: a auto-ionização da água é maior a 50ºC, com Kw=10-13, aproximadamente. Então, a [H+]=[OH-]=10-6,5 molsL, sendo correto o pH próximo de 6,5. *Renato Tadeu é professor e diretor do Anglo (Atibaia, Jundiaí e Bragança Paulista) e do Colégio Leonardo da Vinci

Química