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1) Termoquímica
 

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  • Reações exotérmicas liberação de calor

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  • Reações endotérmicas absorção de calor

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  • Entalpia da mudança de estado físico

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    2) Equações termoquímicas
     
  • Regra 1: "Toda substância simples no estado padrão (1 atm e 25º C), na sua forma alotrópica mais estável (na sua forma mais comum), tem entalpia igual a zero"
     
  • Regra 2: Uma equação termoquímica mostra:
    a) a variação da entalpia
    b) os estados físicos e as variedades alotrópicas
    c) a pressão e a temperatura em que ocorre a reação
    d) a massa molar dos participantes
     
  • Regra 3:
    a) entalpia de formação energia liberada ou absorvida na formação de 1mol de substância a partir de substâncias simples, no estado padrão.
    b) entalpia de combustão é a energia liberada na combustão de 1 mol de substância, no estado padrão.
    c) entalpia de neutralização é a energia liberada na obtenção de 1 mol de a partir da reação de 1 mol de e 1 mol de .
     
  • Regra 4: a variação de entalpia de uma reação é igual à somatória das entalpias dos produtos menos a somatória das entalpias dos reagentes, multiplicadas pelas respectivas massas molares.
  • Lei de Hess para uma certa reação, a entalpia é sempre a mesma, ocorrendo em uma ou mais etapas.

    3) Oxidorredução

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  • Oxidação perda de elétrons e aumento de Nox.
  • Redução ganho de elétrons e diminuição do Nox.
  • Agente redutor sofre oxidação.
  • Agente oxidante sofre redução.
  • Regra: o número de elétrons cedidos é igual ao número de elétrons recebidos.

    Veja também

  • Dietas - Balanço de massa e energia é fundamental para perder peso
  • Ponto de ebulição - A mudança do estado líquido para o gasoso
  • Ponto de flash e de combustão - Calor, combustível e comburente
  • Pressão e temperatura - Pressão interfere no ponto de ebulição
  • Química do automóvel - Combustão da gasolina e do álcool
  • Química do automóvel - Lubrificação reduz o desgaste dos motores
  • Química do automóvel - Catalisadores reduzem emissão de poluentes
  • Química do automóvel - Corrosão, polímeros sintéticos e baterias

     

    *Carlos Alberto Campagner é engenheiro mecânico, com mestrado em mecânica, professor de pós-graduação e consultor de informática.
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