Topo

Química

Química -

Um dos assuntos bastante abordados nos exames vestibulares do país são as propriedades coligativas. Sua aplicação está em um dos principais laboratórios de química que você conhece _a cozinha.

Recordando alguns conceitos importantes:

  • Propriedades Coligativas estão intimamente relacionadas com o número de partículas dispersas em uma solução. Quando se adiciona sal de cozinha, cloreto de sódio e água fervente, nota-se que a fervura imediatamente estanca. Por quê?
    Observe o esquema:

    Como as moléculas de água são polares e com as diferenças de eletronegatividade entre os átomos dos elementos oxigênio e hidrogênio estabelecem-se as pontes de hidrogênio.

    Quando adiciona-se o sal, ele sofre dissociação iônica, segundo a equação da reação:

    Logo os cátions sódio e ânions cloreto são atraídos pelos átomos dos elementos oxigênio e hidrogênio, respectivamente.

    Com isso ocorre o aumento do número de forças intermoleculares. Em função desse aumento será preciso mais energia para romper estas forças.

    Institui-se então que as propriedades coligativas levam em conta todos os tipos de ligações, como por exemplo: iônica, covalente, covalente dativa, covalente polar, apolar, dipolo permanente, dipolo induzido e pontes de hidrogênio.

    A partir das interações soluto-solvente (forças intermoleculares) haverá influência no comportamento da solução frente ao aquecimento, congelamento e quantidade de vapor do solvente produzido.

    Veja o exemplo:
    (ITA) Em relação à água pura, é de se esperar que uma solução de
    10g de sacarose em 150 g de água tenha respectivamente:

     

     ponto de ebuliçãoponto de solidificaçãopressão de vapor
    amenormaiormenor
    bmenormenormenor
    cmaiormenormenor
    dmaiormenormaior
    enenhuma das respostas acima  

     

  • Resposta correta: C

    Explicação:

  • Por que o ponto de ebulição ficou maior?
    Na medida em que se adiciona um soluto a um solvente (açúcar em água) aumentam-se as forças intermoleculares, logo será preciso mais energia para o solvente entrar em ebulição.

     

  • Por que o ponto de solidificação ficou menor?
    Como houve o aumento de forças intermoleculares será preciso abaixar a temperatura para que as moléculas se agreguem no estado sólido.

     

  • Por que a pressão de vapor ficou menor?
    Como o ponto de ebulição aumentou, a quantidade de vapor do solvente produzido será menor, logo exercerá menor pressão sobre o líquido. *Perseu Lúcio Alexander Helene de Paula é professor de química desde 1985.
  • Química