Topo

Química

Química -

O Discovery na plataforma. Contagem regressiva: dez, nove, oito... dois, um e... Buuum!!! Uma enorme chama e o foguete foi para o espaço!

O fio do bondinho do Pão de Açúcar arrebentou e deixou cerca de 60 turistas pendurados.

Criança morreu asfixiada porque colocou a cabeça dentro de um saquinho plástico.

Poluição atmosférica. "Desligue o motor no congestionamento dentro dos túneis".

Existe alguma relação entre as frases acima? O leigo em química diz que não. O químico, que sim.

No foguete, o hidrogênio reagiu com o oxigênio e liberou grande quantidade de energia. É a mesma reação que é testada nos motores de carros para usar o hidrogênio como combustível limpo.

No fio do bondinho do Pão de Açúcar, o aço reagiu com o oxigênio, na presença de ar úmido cheio de sal. Formou-se a ferrugem, substância que não suporta tensão, por isso o fio quebrou.

A criança morreu por falta de oxigênio dentro do saquinho. Sem o oxigênio, não dá para viver. O corpo precisa de energia para manter as funções vitais. O oxigênio reage com as substâncias contidas nos alimentos para produzir energia.

Dentro do túnel, há pouco ar. Na queima das substâncias contidas na gasolina, em ambiente com pouco ar, forma-se o monóxido de carbono, muito tóxico.

Viu? São todas reações com o oxigênio do ar, chamadas de combustão.
A química ajuda você a desenvolver a capacidade de organizar os conhecimentos. Saber relacionar as observações é uma habilidade muito importante nos dias atuais. A avalanche de informações não permite mais guardar os conhecimentos isolados.

A descoberta do oxigênio é um exemplo de organização e de relação de observações.

Scheele, há mais de 200 anos, fez experiências com várias substâncias dentro de frascos fechados contendo ar.

Ele descobriu que, em todas elas, havia uma perda de ar dentro do recipiente. Ao aquecer um pedaço de fósforo dentro de um frasco contendo ar, viu que o fósforo pegava fogo e se formava uma nuvem branca.

Abrindo-o dentro da água, Scheele viu que o líquido corria para dentro dele e que a água ocupava um volume menor que um terço do vidro.

O fósforo queima dando o pentóxido de fósforo (P2O5), que é um sólido branco que se forma como uma nuvem. Ele tinha observado que, com a queima de várias substâncias, o volume de ar perdido era sempre igual.

Atualmente, sabe-se que há 21% de oxigênio no ar de qualquer lugar. *José Ricardo Almeida é coordenador de química do colégio Bandeirantes

Química