PUBLICIDADE
Topo

Geografia

Geografia -

Blocos de granito de origem vulcânica - Eduardo Vessoni/UOL
Blocos de granito de origem vulcânica Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares.

As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma. Quando formadas em profundidade, são chamadas de intrusivas ou de plutônicas. Os granitos são exemplos desse tipo de rocha. Quando formadas na superfície, são denominadas vulcânicas ou eruptivas, e o basalto, que ficou "famoso" devido à sua correlação com a terra roxa, muito fértil, é um bom exemplo.

As metamórficas resultam da transformação de outras preexistentes, tanto das magmáticas, quanto das sedimentares. Como exemplo, temos alguns gnaisses, formados a partir do metamorfismo dos granitos, e o mármore, formado a partir do calcário, que é uma rocha sedimentar.

Por último, as sedimentares, que podem ser formadas por deposição de detritos, originados da ação erosiva, de qualquer outra rocha. A areia de praia é um exemplo de terreno sedimentar que pode vir a formar uma rocha sedimentar desse tipo, um arenito, se sofrer um processo de consolidação. Existem também as rochas formadas por precipitação química e por acúmulo de restos orgânicos.

Os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, foram formados durante processos específicos de sedimentação de material orgânico. São chamados de "fósseis", no sentido amplo do termo, pois possuem restos ou vestígios de seres que existiram em épocas muito anteriores à atual.

*Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus.

Geografia