Biologia -
No mês de fevereiro, na Província de Guandong, no sul da China, uma forma de pneumonia atípica atacou e matou cinco pessoas. Trata-se de uma pneumonia atípica, já que não é causada por bactéria, e foi batizada de Sars (sigla em inglês para síndrome respiratória aguda grave).
Os cientistas dizem que a doença pode ser causada por um novo vírus da família dos coronavírus, que estão na origem do resfriado comum.
Os cientistas confirmaram apenas que um vírus é o agente primário. Segundo o médico Zhao Mingwu, da Universidade de Pequim, pneumonias atípicas podem ter mais de 17 diferentes causas, entre elas, vírus e bactérias.
O contágio, que se dá por gotículas de saliva no ar, fez com que a sua possível transmissão em um país tão populoso como a China causasse uma enorme procura por máscaras. Dois meses depois, a doença já atingiu várias cidades do mundo, infectando aproximadamente 3.200 pessoas e matando mais de 150.
Os pacientes dessa pneumonia atípica sofrem sintomas agudos que incluem febre alta, tosse seca, dor muscular e fraqueza - e podem morrer se não forem tratados a tempo.
Doenças que podem vir a se tornar epidemias são assuntos de grande relevância para os vestibulares. É importante, nesses casos, que o aluno saiba qual o agente biológico que causa a doença, bem como a forma de transmissão dela. Vale a dica para algumas doenças transmitidas por inalação de ar contaminado.
As causadas por bactérias são: pneumonia típica (Streptococcus pneumoniae ou Diplococcus pneumoniae), coqueluche (Bordetella pertussis), tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e meningite epidêmica (Neisseria meningitidis).
As causadas por vírus são: varíola, sarampo, caxumba e gripe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.