Topo

Biologia

Biologia -

Para começar esta série de textos de biologia, eu já vou deixá-lo "na saia justa". Principalmente se seu irmãozinho tiver a chance de ler este texto antes e resolver usá-lo na hora do jantar na frente dos seus pais! Crianças podem ser cruéis às vezes! Portanto prepare-se! Qual é a diferença entre cromatina e cromossomos? Já posso vê-lo aí pensando: "Essas palavras não são estranhas, mas a diferença... sei lá".

As duas estruturas são compostas pelo mesmo material, o DNA, que por sua vez nada mais é do que uma sequência dupla de nucleotídeos. Nucleotídeos são aquelas unidades básicas formadas por uma pentose (ribose, no RNA, ou desoxirribose, no DNA), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina, citosina ou uracila no RNA). Os nucleotídeos encadeados formam um ácido nucleico (DNA ou RNA). Para entender: se um nucleotídeo equivalesse a uma pérola, um colar de pérolas seria uma sequência de nucleotídeos. Dois colares de pérolas, lado a lado, torcidos em espiral, equivalem a uma cadeia de DNA. Se a cadeia for simples (só um colar) e tiver ribose e uracila em nucleotídeos, será de RNA. Mas vamos voltar à cromatina e aos cromossomos, que são de DNA.

Já vimos que o material de ambos é o mesmo. Então, qual é a diferença entre eles? Trata-se apenas de uma questão de momento. A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). Na célula humana, contam-se 46 desses filamentos. Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se espiralizam (enrolam-se sobre si mesmos) e se condensam, transformando-se nos famosos cromossomos. Ou seja, eles são praticamente a mesma coisa, porém com estruturas diferentes. O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular. Simples, não? Então responda esta: Que são as cromátides irmãs? Até a próxima.

Biologia