Topo

Biologia

Biologia -

O reino animal compreende cerca de 30 filos, dos quais estudamos apenas nove no ensino médio. Obviamente são os nove mais importantes ou pelo menos os que participam mais de nossas vidas. Mas o que significa ser um animal? Você consegue definir o que é um animal?

Ter movimento, reproduzir-se de certa maneira, possuir células musculares etc. são ideias que certamente passaram pela sua cabeça. Numa análise mais detalhada, porém, percebe-se que poucos (provavelmente nenhum) dos pontos que você imaginou são exclusivos de animais.

Para definirmos um animal, precisamos contemplar uma lista de características: os animais são eucariontes (têm células cujo núcleo é envolvido por carioteca), mas isso inclui os reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia - apenas o Monera é eliminado com esse critério. São multicelulares, e com isso suprimimos o Protista (a inclusão das algas no Protista cria mais problemas). São heterótrofos, e agora excluímos as plantas. E, finalmente, não possuem parede celular - apartamos assim os fungos.

Para definir os animais, basta lembrar que são organismos eucariontes, multicelulares, heterótrofos e que não possuem parede celular.

Agora, uma lista dos nove filos estudados e algumas subcategorias importantes: filo Porifera, esponjas sem tecidos verdadeiros; filo Cnidaria, os corais, anêmonas e águas-vivas de simetria radial; filo Platyhelmintes, os vermes achatados (planárias e tênias); filo Nemathelmintes, dos vermes cilíndricos como a lombriga (ascáris); filo Mollusca, organismos de corpo mole, com as classes Bivalvia (mexilhões), Gastropoda (caramujos) e Cephalopoda (polvo); filo Annelida, os segmentados, com as classes Oligochaeta (minhocas), Polychaeta (poliquetos) e Hirudinea (sanguessugas); filo Arthropoda, com patas articuladas e exoesqueleto, que inclui os crustáceos (caranguejos, camarões), a classe Arachnida (aranhas, escorpiões e ácaros), a classe Insecta e as classes Chilopoda (lacraias) e Diplopoda (piolho de cobra); filo Echinodermata, com espinhos (estrelas-do-mar, ouriços); e o filo Chordata, que inclui os subfilos Urochordata (ascídias), Cephalochordata (anfioxo) e Vertebrata, sendo que este último inclui os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Biologia