Biologia -
Os mosquitos pertencem à família Culicidae, ordem Diptera. São insetos delicados, com três a nove milímetros de comprimento e peças bucais em forma de estiletes. Parte do corpo e veias das asas são cobertas por escamas.
Apenas as fêmeas de mosquitos são hematófagas (elas necessitam de sangue para a maturação dos ovos). As formas imaturas de mosquitos (larva e pupa) são aquáticas. Os mosquitos dos gêneros Anopheles, Aedes e Culex estão envolvidos na transmissão de várias doenças ao homem e a outros animais, entre elas a dengue, a febre amarela e a malária.
A malária humana é causada por três espécies de protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem pelo mosquito Anopheles. O contágio também pode ser feito por meio de transfusão de sangue, durante a gravidez e pelo uso de seringas com sangue contaminado.
A dengue é uma infecção causada por vírus do gênero Flavivirus e transmitida ao homem principalmente por meio do mosquito Aedes aegypti, no Brasil, e Aedes scutelaris e Aedes albopictus em outros países. O vírus da febre amarela também pertence à família Flaviviridae.
De acordo com a área de ocorrência, a doença é classificada de silvestre (nesse caso, o homem é contaminado de maneira acidental) ou de urbana. Embora a febre amarela urbana esteja sob controle, a atual infestação por Aedes aegypti, seu principal transmissor, pode levar a epidemias.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária é uma das doenças tropicais que mais provocam problemas sociais e econômicos no mundo. A doença atinge cem países e causa a morte de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente no continente africano.
A dengue atinge a América do Sul e a América Central. Em 2002, o Brasil contabilizou 769.076 casos de dengue, com 145 mortos, e cerca de 300 mil novos casos de malária.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.