Topo

2ª fase da Unicamp começa hoje e encerra 'maratona' em SP; UOL faz correção

Vista aérea do campus da Unicamp, em Campinas - Unicamp
Vista aérea do campus da Unicamp, em Campinas Imagem: Unicamp

Do UOL, em São Paulo

14/01/2018 04h00

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) começa a aplicar neste domingo (14) as provas da segunda fase do seu processo seletivo. Esta etapa encerrará a maratona das principais universidades públicas paulistas, após Unesp e USP também já terem realizado a segunda fase de seus vestibulares.

As provas serão realizadas em três dias consecutivos em 20 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. 

Segundo a instituição, 15.461 candidatos foram convocados para a segunda fase do vestibular. Eles disputarão as 3.340 vagas distribuídas por 70 cursos de graduação.

A prova de hoje terá início às 13h (horário de Brasília), mesmo horário em que os portões serão fechados. Por isso, a orientação da Unicamp é que os candidatos cheguem a seus locais de prova ao meio-dia (também pelo horário de Brasília). A duração total da prova é de quatro horas.

Candidatos devem ficar atentos aos locais de realização das provas divulgados, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde foi aplicada a primeira fase.

Estrutura das provas

As provas da segunda fase da Unicamp são todas dissertativas e são idênticas para todos os candidatos. Cada prova é composta por seis questões, com exceção da redação.

Neste domingo, os candidatos devem responder às questões de língua portuguesa e literatura, além da prova de redação.

Os exames continuam na segunda-feira (15) com as provas de geografia, história e matemática. Na terça-feira (16), será a vez das provas de biologia, química e física.

Candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança deverão fazer ainda as provas de habilidades específicas, que serão realizadas em Campinas entre os dias 22 e 25 de janeiro.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 8 de fevereiro. Os aprovados deverão fazer uma matrícula online já no dia 9 de fevereiro.

O que levar para a prova:

  • documento de idade original, conforme o utilizado na inscrição
  • caneta preta em material transparente
  • lápis
  • borracha

No primeiro dia da segunda fase, o candidato deverá levar ainda uma foto 3x4, tirada em 2017 ou 2018, com nome e número de inscrição anotados no verso.

Será permitido o uso de régua e compasso. O candidato poderá também levar água e alimentos leves.

O que não levar:

  • equipamentos eletrônicos de qualquer tipo
  • relógios digitais
  • corretivo líquido
  • lapiseira
  • caneta marca texto
  • bandana ou lenço
  • boné ou chapéu

O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Serão fornecidas embalagens para armazenamento de aparelhos celulares, que devem permanecer desligados durante toda a prova. Os celulares só poderão ser retirados das embalagens quando o candidato depois que o candidato deixar o prédio.