Fuvest

2ª fase da Fuvest começa hoje com português e redação; UOL terá correção

Do UOL, em São Paulo

  • Marcos Santos/USP Imagens

    Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã, zona oeste de São Paulo

    Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã, zona oeste de São Paulo

Começa neste domingo (7) a maratona de provas da segunda fase da Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo). Os portões serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília. O exame terá início logo em seguida.

Todas as provas da segunda fase da Fuvest são discursivas. Hoje, os candidatos devem responder a 10 questões de português, além da prova de redação.

Os exames continuam na segunda-feira (8) com 16 questões interdisciplinares de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Na terça-feira (9), é a vez de outras 12 questões de matérias específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

As provas têm duração máxima de 4 horas, e a saída só será permitida a partir das 15h.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 2 de fevereiro.

Segundo a instituição, 21.790 candidatos (dos quais 2.100 são "treineiros") foram convocados para a segunda etapa do vestibular. Ao todo, eles disputarão 8.402 vagas oferecidas.

Com cotas, sem Santa Casa

Esta é a primeira vez que o vestibular da Fuvest  reserva vagas para alunos de escolas públicas e para candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas).

Em 2018, 37% das vagas devem ser destinadas a alunos da rede pública. Dentro dessa cota, deverão ser reservadas as vagas para PPI segundo a proporção da presença dessa população no Estado de São Paulo.

Outra novidade é a ausência da Santa Casa, que tradicionalmente oferecia suas 120 vagas para o curso de medicina pela Fuvest.

A saída da Santa Casa fez a concorrência para o curso de medicina em São Paulo mais que dobrar: são 135,74 candidatos disputando cada uma das 125 vagas da graduação. No ano passado, a concorrência era de 63,04 candidatos por vaga.

Transporte

Candidatos que pretendem utilizar a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo devem prestar atenção às mudanças do funcionamento neste domingo.

Durante todo o dia, o trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ficará interditado. Haverá um serviço de ônibus (Paese) para o deslocamento nesse trecho.

A operação será normal entre as estações Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), 81 linhas de ônibus do sistema municipal atenderão os colégios, faculdades e campi onde serão aplicadas as provas da segunda fase. A relação completa pode ser consultada nesta página.

O que levar para a prova:

  • documento de identidade original com foto;
  • caneta esferográfica (tinta azul ou preta);
  • lápis, lapiseira, borracha, apontador, régua e compasso são permitidos para rascunho.

O que não levar:

  • relógio individual de qualquer tipo;
  • equipamentos eletrônicos;
  • material impresso ou para anotações;
  • corretivo de qualquer material ou espécie;
  • caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
  • caneta marca-texto;
  • gorro, boné, chapéu ou similares;
  • protetor auricular, fone de ouvido ou similares.

É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador, régua e compasso. O candidato poderá levar também água e alimentos leves.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos