Topo

2ª fase da Fuvest começa hoje com português e redação; UOL terá correção

Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã, zona oeste de São Paulo - Marcos Santos/USP Imagens
Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã, zona oeste de São Paulo Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Do UOL, em São Paulo

07/01/2018 04h00

Começa neste domingo (7) a maratona de provas da segunda fase da Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo). Os portões serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília. O exame terá início logo em seguida.

Todas as provas da segunda fase da Fuvest são discursivas. Hoje, os candidatos devem responder a 10 questões de português, além da prova de redação.

Os exames continuam na segunda-feira (8) com 16 questões interdisciplinares de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Na terça-feira (9), é a vez de outras 12 questões de matérias específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

As provas têm duração máxima de 4 horas, e a saída só será permitida a partir das 15h.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 2 de fevereiro.

Segundo a instituição, 21.790 candidatos (dos quais 2.100 são "treineiros") foram convocados para a segunda etapa do vestibular. Ao todo, eles disputarão 8.402 vagas oferecidas.

Com cotas, sem Santa Casa

Esta é a primeira vez que o vestibular da Fuvest  reserva vagas para alunos de escolas públicas e para candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas).

Em 2018, 37% das vagas devem ser destinadas a alunos da rede pública. Dentro dessa cota, deverão ser reservadas as vagas para PPI segundo a proporção da presença dessa população no Estado de São Paulo.

Outra novidade é a ausência da Santa Casa, que tradicionalmente oferecia suas 120 vagas para o curso de medicina pela Fuvest.

A saída da Santa Casa fez a concorrência para o curso de medicina em São Paulo mais que dobrar: são 135,74 candidatos disputando cada uma das 125 vagas da graduação. No ano passado, a concorrência era de 63,04 candidatos por vaga.

Transporte

Candidatos que pretendem utilizar a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo devem prestar atenção às mudanças do funcionamento neste domingo.

Durante todo o dia, o trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho ficará interditado. Haverá um serviço de ônibus (Paese) para o deslocamento nesse trecho.

A operação será normal entre as estações Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), 81 linhas de ônibus do sistema municipal atenderão os colégios, faculdades e campi onde serão aplicadas as provas da segunda fase. A relação completa pode ser consultada nesta página.

O que levar para a prova:

  • documento de identidade original com foto;
  • caneta esferográfica (tinta azul ou preta);
  • lápis, lapiseira, borracha, apontador, régua e compasso são permitidos para rascunho.

O que não levar:

  • relógio individual de qualquer tipo;
  • equipamentos eletrônicos;
  • material impresso ou para anotações;
  • corretivo de qualquer material ou espécie;
  • caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
  • caneta marca-texto;
  • gorro, boné, chapéu ou similares;
  • protetor auricular, fone de ouvido ou similares.

É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador, régua e compasso. O candidato poderá levar também água e alimentos leves.