Fuvest

Fuvest divulga lista de aprovados para 2ª fase; confira

Do UOL, em São Paulo

  • Danilo Verpa/Folha Imagem

A Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta segunda-feira (18) a lista de aprovados para a 2ª fase e os respectivos locais de provas dos candidatos do vestibular 2018. 

As provas serão realizadas de 7 a 9 de janeiro de 2018. A previsão é que o resultado final do vestibular seja divulgado no dia 2 de fevereiro.

Segundo a instituição, 21.790 candidatos (dos quais 2.100 são "treineiros") foram convocados para a segunda etapa. Ao todo, eles disputarão 8.402 vagas oferecidas.

Diferentemente da primeira fase da Fuvest, a segunda etapa terá dez questões discursivas de português e 16 questões discursivas de biologia, física, história, geografia, inglês, química e matemática, além da prova de redação e mais duas ou três provas específicas de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Notas de corte

No último dia 8, a Fuvest divulgou as notas de corte do processo seletivo de 2018.

Medicina, famosa por liderar o ranking de cortes mais altos, continuou ocupando as três maiores notas da lista com a medicina do campus Butantã (76 pontos), de Ribeirão Preto (72 pontos) e de Bauru (69 pontos).

Na sequência, o quarto lugar ficou com engenharia aeronáutica, com 65 pontos, e o quinto com o curso superior em audiovisual, com 62.

Cotas

Este é o primeiro vestibular da Fuvest a adotar o sistema de cotas sociais e raciais, aprovado pelo Conselho da USP em julho deste ano. 

O aumento da reserva de vagas será gradual: em 2018, 37% das vagas deverão ser destinadas a alunos de escola pública. Essa proporção deve subir para 40% em 2019 e 45% em 2020, até chegar a 50% em 2021.

Dentro dessa cota da rede pública, deverão ser reservadas vagas para pretos, pardos e indígenas. A proporção deverá ser a mesma da presença dessa população no Estado de São Paulo. 

Sisu

A USP ainda disponibilizará outras 2.745 vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação).

O processo de ingresso por esse sistema tem como base de seleção a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também seguirá um sistema de cotas: 1.312 vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas de qualquer etnia e outros 1.312 postos serão ocupados por estudantes da rede pública que se declaram como pretos, pardos ou indígenas. 

Neste ano, a Fuvest não selecionará alunos para vagas no curso de medicina da Santa Casa de São Paulo.

Outras informações podem ser consultadas no manual do candidato.

Confira as próximas datas do calendário da Fuvest 2018:

Divulgação dos candidatos convocados para 2ª fase: 18 de dezembro

Divulgação dos locais de prova da 2ª fase: 18 de dezembro

Prova da 2ª fase: 7 a 9 de janeiro de 2018

Prova de habilidades específicas de artes cênicas: 10 a 12 de janeiro de 2018

Divulgação dos candidatos aprovados na 1ª chamada: 2 de fevereiro de 2018

Período de matrículas dos aprovados pela internet: 5 e 6 de fevereiro de 2018

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos