Topo

Com cotas e sem Santa Casa, Fuvest realiza 1ª fase hoje; UOL faz a correção

Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã, zona oeste de São Paulo - Marcos Santos/USP Imagens
Campus da Cidade Universitária da USP, no Butantã, zona oeste de São Paulo Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Do UOL, em São Paulo

26/11/2017 04h00

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) aplica neste domingo (26) a primeira fase de seu vestibular, que neste ano traz duas grandes novidades: não oferece mais as 120 vagas para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e reserva pela primeira vez vagas para alunos de escolas públicas e para candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas).

Em 2018, 37% das vagas devem ser destinadas a alunos da rede pública e, dentro dessa cota, deverão ser reservadas as vagas para PPI segundo a proporção da presença dessa população no Estado de São Paulo.

A saída da Santa Casa do concurso, que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo), fez a concorrência para o curso de medicina em São Paulo mais que dobrar: são 135,74 candidatos disputando cada uma das 125 vagas da graduação. No ano passado, a concorrência era de 63,04 candidatos por vaga.

Estão inscritos no vestibular da Fuvest 137.581 candidatos - 12.840 deles como treineiros. Eles vão disputar, ao todo, 8.402 vagas distribuídas em 182 cursos de graduação.

A prova será aplicada neste domingo em São Paulo, em outras 9 cidades da região metropolitana e em mais 22 municípios do interior do Estado.

Nesta primeira fase da Fuvest, os candidatos devem responder 90 questões de múltipla escolha de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química, sendo algumas interdisciplinares.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília. O exame terá início logo em seguida. A duração total da prova é de cinco horas, mas os candidatos poderão sair das salas a partir das 16h.

A prova deste domingo é a última de uma maratona de duas semanas de exames das grandes universidades públicas de São Paulo. No último domingo (19), foi aplicada a prova da Unicamp (Unicamp). Antes, na quarta-feira (15), aconteceram as provas da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo). Confira aqui o gabarito e a correção comentada das questões da Unicamp e da Unesp.

O que levar para a prova:

  • documento de identidade original com foto;
  • caneta esferográfica (tinta azul ou preta).

O que não levar:

  • relógio individual de qualquer tipo;
  • equipamentos eletrônicos;
  • material impresso ou para anotações;
  • corretivo de qualquer material ou espécie;
  • caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
  • caneta marca-texto;
  • gorro, boné, chapéu ou similares;
  • protetor auricular, fone de ouvido ou similares.

É permitido o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho e de borracha, apontador, régua e compasso. O candidato poderá levar também água e alimentos leves.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro no site da Fuvest. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.

Mudança no trânsito na Av. Paulista 

Em razão da primeira fase do vestibular da Fuvest, a avenida Paulista ficará aberta a veículos, e não mais exclusivamente a pedestres e ciclistas.

A região da Paulista concentra dois locais de aplicação de provas da Fuvest: o Colégio São Luiz, na rua Haddock Lobo, e o colégio Dante Alighieri, na alameda Santos.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ciclofaixa de lazer vai operar na via, entre a praça Osvaldo Cruz e a rua da Consolação, em ambos os sentidos, a partir das 13h.

Funcionamento parcial do Metrô

Candidatos que vão utilizar duas linhas do Metrô de São Paulo deverão prestar atenção às mudanças do funcionamento neste domingo.

A partir das 15 horas, a Linha 4-Amarela terá apenas uma única via disponível para a circulação de trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho. Já na Linha 15-Prata do Monotrilho, estarão fechadas as operações das estações Vila Prudente e Oratório.