Topo

Termina primeira fase da Fuvest; UOL fará correção das provas

Vestibular da Fuvest seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) - Luiz Cláudio Barbosa/Código19/Estadão Conteúdo
Vestibular da Fuvest seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) Imagem: Luiz Cláudio Barbosa/Código19/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

26/11/2017 13h00Atualizada em 26/11/2017 20h05

Terminou às 18h deste domingo (26) a primeira fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), caminho para o ingresso na USP (Universidade de São Paulo).

Os portões dos locais de prova foram abertos às 12h30 e fechados às 13h, início da prova. Quem não entrou antes desse horário não pôde realizar o vestibular. A duração total da prova foi de cinco horas, mas os candidatos puderam sair das salas a partir das 16h. Ao todo, são 8.402 vagas distribuídas em 182 cursos de graduação.

Logo mais, o UOL publica a resolução comentada, em tempo real, feita por professores do curso e colégio Objetivo. O gabarito oficial está previsto para as 19h30, também publicado aqui no UOL.

O resultado oficial da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro no site da Fuvest.

Neste ano, a Fuvest teve o menor índice de abstenção dos últimos sete anos: 9,1% entre os 137.581 candidatos inscritos - 12.840 deles como treineiros. No entanto, foram eliminados do processo seletivo 12.520 candidatos que faltaram à primeira fase do vestibular 2018, aplicada neste domingo.

Na prova de hoje, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química, sendo algumas interdisciplinares.

Para esta edição, a Fuvest conta com duas grandes novidades: não oferece mais as 120 vagas para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e reserva pela primeira vez vagas para alunos de escolas públicas e para candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas).

Em 2018, 37% das vagas devem ser destinadas a alunos da rede pública e, dentro dessa cota, deverão ser reservadas as vagas para PPI segundo a proporção da presença dessa população no Estado de São Paulo. A saída da Santa Casa do concurso, que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo), fez a concorrência para o curso de medicina em São Paulo mais que dobrar: são 135,74 candidatos disputando cada uma das 125 vagas da graduação. No ano passado, a concorrência era de 63,04 candidatos por vaga.

A prova foi aplicada neste domingo em São Paulo, em outras 9 cidades da região metropolitana e em mais 22 municípios do interior do Estado.

As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.

Mudança no trânsito na Av. Paulista 

Em razão da primeira fase do vestibular da Fuvest, a avenida Paulista ficará aberta a veículos durante todo o domingo, e não mais exclusivamente a pedestres e ciclistas.

A região da Paulista concentra dois locais de aplicação de provas da Fuvest: o Colégio São Luiz, na rua Haddock Lobo, e o colégio Dante Alighieri, na alameda Santos.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a ciclofaixa de lazer vai operar na via, entre a praça Osvaldo Cruz e a rua da Consolação, em ambos os sentidos, a partir das 13h.