Topo

Unicamp abre nesta segunda (31) as inscrições para o vestibular 2018

Ricardo Matsukawa/UOL
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/07/2017 04h00Atualizada em 31/07/2017 11h30

Começa nesta segunda (31) o prazo para inscrições no vestibular 2018 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O cadastro pode ser feito até as 23h59 do dia 31 de agosto.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), responsável pelo vestibular da Unicamp.

A taxa de inscrição, de R$ 165, deve ser paga até o dia 1º de setembro. Ao todo, o vestibular da Unicamp oferecerá 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos.

A Unicamp voltará a aplicar neste ano as provas de seu vestibular em Belo Horizonte e Fortaleza. Além dessas capitais, Brasília e São Paulo também recebem as provas.

No Estado de São Paulo, as provas serão aplicadas em duas novas cidades: Indaiatuba e Valinhos.

Assim, a partir deste ano, serão 31 cidades no Estado: Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Provas

A primeira fase do vestibular acontecerá no dia 19 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. O resultado dos aprovados para a segunda fase está previsto para o dia 11 de dezembro.

Já as provas dessa segunda etapa de seleção serão feitas nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. No primeiro dia de provas, os candidatos farão as provas de redação e língua portuguesa.

No segundo dia, será a vez das provas de matemática, geografia e história. O terceiro e último dia será das provas de física, ciências biológicas e química. Todas as provas da segunda fase são dissertativas.

Candidatos aos cursos de música deverão realizar, antes mesmo da primeira fase, as provas de habilidades específicas. Elas serão aplicadas no período de 11 a 18 de setembro (primeira etapa) e de 15 a 16 de outubro (segunda etapa).

Para os demais cursos que exigem provas específicas (arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança), as provas de habilidades específicas serão realizadas no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.