Topo

UFRGS erra lista de segunda chamada e causa transtorno a estudantes

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2016 18h29

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) divulgou de forma errada a segunda chamada do vestibular do 1º semestre de 2016. Na lista, constava os nomes de alunos que deveriam iniciar as atividades apenas no 2º semestre. O erro está prejudicando cerca de 100 alunos recém-aprovados, muitos deles de fora do Estado.

É o caso de Matheus Dasqueve, 20 anos, aprovado para o curso de Medicina. Morador de Itajobi, no interior de São Paulo, ele desembarcou às pressas em Porto Alegre para a realização da matrícula e o suposto início das aulas. Mas não foi o que aconteceu. 

"A universidade lançou uma lista, o edital do segundo chamamento, dizendo que eu havia sido aprovado para o primeiro semestre deste ano. Saí correndo atrás da documentação, arrumei minhas coisas, tudo em cima da hora, e fui para Porto Alegre. Quando fui fazer minha matrícula, nessa quarta, a universidade publicou um edital dizendo que houve um erro. Agora vou ter que voltar para São Paulo e sem matrícula."
 
O estudante deve fazer a viagem novamente para a capital gaúcha em julho, para a matrícula certa de agosto. Mas isso não diminui o sentimento de frustração. "Viajei a Porto Alegre à toa. Gastei em passagem, alimentação, transporte e hospedagem sem precisar. Não teria lógica eu ter feito toda essa viagem e minhas aulas iniciarem só no segundo semestre. Foi um erro grave."
 
Filho de uma professora e um gerente de farmácia, Dasqueve estima que gastou cerca de R$ 1,6 mil sem necessidade. "Estou muito chateado. Estava super ansioso para o começo das aulas, então criei uma super expectativa. Agora vou ter que esperar até agosto. O pior foi ter saído de casa, viajado com toda a minha mudança e agora ter que voltar para São Paulo."
 
Conforme a UFRGS, o erro ocorreu no preenchimento das vagas que não foram ocupadas pelos calouros aprovados na primeira chamada. Em torno de 80% dos prejudicados foram classificados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem.
 
A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com a reitoria da universidade. Em nota, a UFRGS admitiu "falha técnica na extração do relatório dos candidatos remanejados nos chamamentos do Concurso Vestibular 2016 e do Sisu 2016" que "fez com que constassem, na lista de classificados para o semestre 2016/1, calouros que foram, de fato, classificados para o segundo semestre". Foram lançados dois editais de retificação com a lista correta dos classificados para o segundo semestre, cuja matrícula ocorre em nos dias 5 e 7 de julho.