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Unicamp 2016: 1º dia da 2ª fase tem fábula e texto científico

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

17/01/2016 19h30

Os professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL neste domingo (17) disseram que as questões do 1º dia da segunda fase do vestibular 2016 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentaram dificuldade entre médio e difícil.

Neste domingo, foram aplicadas as provas de redação e língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa.

Em redação, a Unicamp pediu dois textos: uma resenha crítica a partir da leitura de uma fábula e um texto de divulgação científica sobre um trecho de um livro do neurocientista António Damásio.

“Os dois textos, tanto o de divulgação e quanto a resenha, exigiam do candidato, além da modalidade de escrita, um domínio de leitura”, disse Nelson Dutra, coordenador de literatura do Curso e Colégio Objetivo.

“A resenha sempre foi um dos gêneros que os professores apostavam para o vestibular da Unicamp”, diz Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. “Para fazer esse texto, o candidato tinha que saber tanto qual é a estrutura de uma fábula, quais são os seus elementos constitutivos, quanto da resenha crítica”, afirma Tasinafo.

“O segundo texto, que pede um artigo de divulgação científica, exigiu do candidato mais no estilo do que no conteúdo, já que ele deveria tornar esse conhecimento mais acessível a um público mais amplo. Não é um texto simples”, afirmou Henrique Braga, supervisor de português do Anglo Vestibulares.

Para os professores, nas três competências avaliadas -- redação, língua portuguesa e literatura – a Unicamp valorizou a habilidade de interpretação do candidato.

“Em literatura, o aluno tinha que ter capacidade de leitura crítica. Resumo não resolve, internet não resolve, o que resolve é ler e ter aulas críticas sobre o livro”, disse o professor do Objetivo.

“Uma coisa que chamou a atenção é que a prova de hoje lida com temas de gramática, mas não exige termos técnicos, o que não faz dela prova mais fácil. O candidato tinha que ter maturidade para analisar os textos”, afirmou o professor do Anglo.