UFSC destina 35% das vagas para cotas a partir do vestibular 2014

Do UOL, em São Paulo

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) irá reservar 35% das vagas oferecidas a partir do vestibular 2014 para ações afirmativas, distribuídas em modalidades de cotas, sendo 25% destinadas a estudantes egressos de escolas públicas.

Desse total, 12,5% serão para estudantes de famílias com renda mensal bruta inferior a um salário mínimo e meio, com reservas, ainda nessa porcentagem, para pretos, pardos e indígenas, na proporção da somatória desses grupos na população catarinense.

A decisão foi tomada pelo conselho universitário da UFSC na tarde da última terça-feira (17). O conselho manteve 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros, em todos os cursos e turnos, prioritariamente para egressos de escolas públicas. Também foram aprovadas 13 vagas suplementares para estudantes indígenas.

A nova resolução exclui a necessidade de validação de autodeclaração para os negros que concorrem na cota racial do PAA/UFSC. Até 2013, candidatos aprovados nessa modalidade de vagas necessitavam ter sua autodeclaração validada por uma comissão.

A opção do candidato que participará da ação afirmativa de acesso aos cursos de graduação deverá ser feita no ato de inscrição no vestibular. Os candidatos que optarem por participar do programa de ações afirmativas também concorrerão pela classificação geral.