Inscrição para vestibular 2014 da Unicamp termina na próxima sexta

Do UOL, em São Paulo

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) até a próxima sexta-feira (13). O cadastro deve ser feito pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 140. 

Conforme a Unicamp já havia anunciado em junho, a bonificação oferecida através do Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) será dobrada. 

Os estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras terão direito a 60 pontos (antes eram 30) a mais na nota final do vestibular. Já os estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas receberão, além dos 60 pontos, outros 20 (eram 10) pela cor/etnia, totalizando 80 pontos.

No total, são oferecidas 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). 

A primeira fase será realizada em 10 de novembro de 2013 e a segunda fase, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As provas serão realizadas em 16 cidades do Estado de São Paulo, além de duas capitais: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. Este ano, a Unicamp informou que deixará de aplicar as provas em Fortaleza e Salvador. 

O processo seletivo será realizado em duas fases: A primeira fase tem duas partes: a redação (com duas propostas de textos a serem realizadas) e a parte de conhecimentos gerais (com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio).