Topo

Novo curso de medicina em federal no RS tem 329 candidatos por vaga

Reprodução
Imagem: Reprodução

DO UOL, em São Paulo

23/08/2013 18h28

O novo curso de medicina da UFFS (Universidade Federal da Fronteira do Sul) teve 329,5 candidatos inscritos por vaga. Foram 13.180 inscritos para as 40 vagas autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) em julho deste ano, segundo informou a assessoria.

ESTUDE PARA O ENEM

  • Johnny Eggitt/AFP

    No Enem, atualidades são pretexto para cobrar análise de conteúdos

    Getty Images

    Prova de exatas do Enem cobra temas básicos; veja o que estudar

    Divulgação

    Confira 21 sugestões de filmes para estudar filosofia e sociologia

    Editoria de Artes/Agência O Globo

    Boa redação pede domínio da dissertação e de atualidades

A concorrência supera a do curso de medicina mais procurado no Sisu 2013 (Sistema de Seleção Unificada): na Universidade Federal do Ceará a concorrência foi de 69,62 candidatos por vaga.

A grande procura pelo curso de bacharelado em medicina, ministrado no campus de Passo Fundo (RS), pode ser explicada por ser o único processo seletivo de federal aberto para inscrição até 19 de agosto. Para participar, os alunos tinham apenas de se inscrever com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. 

Entre os candidatos, há estudantes de 2.022 municípios brasileiros. A maior parte deles são do Rio Grande do Sul (4.659), Santa Catarina (1.581) e Paraná (1.436).

Quase 70% dos candidatos se autodeclararam brancos (9.153),  21,2% são pardos e 5,4% (2.796)  se declararam pretos (722). Houve ainda 169 estudantes amarelos que se inscreveram no processo seletivo, além de 45 indígenas e 295 candidatos que não preencheram a informação.

Nos próximos dias, a universidade deve divulgar a lista de aprovados em seu site

Expansão dos cursos

Entenda a proposta do governo

  • Arte/UOL

    Governo Federal quer atrair médicos para as periferias e interior do país

A autorização do curso  pelo MEC aconteceu logo após a criação de uma Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior. O texto apresenta as regras para a criação de novos cursos de medicina e para a expansão das vagas já existentes e é uma das medidas do Programa Mais Médicos.

A política para expandir vagas e criar cursos de medicina definida ontem (24) pelo MEC está relacionada ao Programa Mais Médicos que tem, entre os objetivos, o de aumentar o número de vagas nos cursos de medicina e levar médicos para o interior do país e para a periferia das capitais. A expectativa do governo federal é criar mais 11.447 vagas de graduação em medicina até 2017, sendo 3.615 em instituições federais.

Atendimento no SUS

De acordo com as regras anunciadas pelo MEC, o atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde) deverá ser o elemento central do projeto pedagógico dos cursos.

A partir de agora, as universidades públicas e privadas só poderão ofertar vagas caso atendam a requisitos como ter número de leitos disponíveis por aluno maior ou igual a cinco, existência de estrutura de urgência e emergência e pelo menos três programas de residência médica em especialidades fundamentais. Até agora, foram mapeados 60 municípios com as condições necessárias para ofertar vagas de graduação em medicina.

O que é o Mais Médicos

O programa foi criado para atrair médicos brasileiros e estrangeiros para regiões do país com carência de profissionais.

As medidas incluem a atração de médicos estrangeiros com salário de R$ 10 mil para cidades carentes, abertura de vagas para estrangeiros sem validação de diploma para municípios em que brasileiros não quiserem trabalhar, proposta de tornar obrigatória a residência médica no SUS para alunos de medicina e a revisão do Revalida.