Guia de estudos: confira 10 temas essenciais de espanhol

Lucas Rodrigues
Do UOL, em São Paulo

Ter domínio das regras de pontuação e acentuação, tratamento formal e informal e modos verbais é essencial para conseguir bons resultados em espanhol nos grandes vestibulares. O UOL consultou professores sobre os dez conteúdos dessa disciplina que mais caem nos exames.

O estudante deve ter em mente que o pronome "tú" é utilizado para pessoas conhecidas, mais íntimas. Já o "usted", para pessoas desconhecidas, idosos e situações onde haja cargos hierárquicos. "Essa mudança de pronome altera totalmente a conjugação verbal", diz Hernan Bastidas. 

  • Os verbos ser, estar e haver. Verbos regulares e irregulares. Modos e tempos verbais.

O professor afirma que o verbo ser é uma exceção e precisa ser "decorado" pelo aluno com muitos exercícios. "Já o haver, na sua forma impessoal [hay], serve tanto para o uso masculino, feminino, singular ou plural quando indica a existência de alguma coisa", diz Bastidas. A conjugação varia muito: yo habia ido, habria ido, habré ido.

Existem alguns verbos que não mudam seu radical, como é o caso de "comer", que é regular. Mas outros, como "tener", "poder" e "pedir" são irregulares e os estudantes devem estudá-los.

  • Adjetivo: "gentílicos, grado y formas apocopadas".

Os estudantes devem saber as regras dos adjetivos gentílicos, que são aqueles que identificam o local de origem de uma pessoa. Já os adjetivos apocopados são quando o adjetivo perde uma ou duas letras antes de substantivos. Exemplo: este hombre es bueno (não-apocopado); este es um buen hombre.

É fundamental para a composição de um bom texto em espanhol que os vestibulandos conheçam os advérbios de afirmação (sí, claro, por supuesto, en efecto, desde luego, evidentemente, efectivamente, ciertamente, obviamente), negação (no, nunca, jamás, en absoluto, de ninguna manera) e demonstração de dúvida (quizá(s), tal vez, a lo mejor, posiblemente, probablemente). 

  • Perífrases verbais.

Elas são um conjunto formado por um verbo auxiliar mais um verbo em infinitivo, particípio ou gerúndio, que forma unidade como se fosse um único verbo. São importantes para uma boa dissertação em espanhol.