PUBLICIDADE
Topo

UFMG divulga edital para vestibular 2014; seleção será feita pelo Sisu

Do UOL, em São Paulo

15/05/2013 16h51

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) divulgou nesta quarta-feira (15) o edital do seu processo seletivo 2014.

A partir do ano que vem, o critério de entrada será o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que escolhe alunos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Dessa maneira, apenas os cursos que exigem exames para identificar habilidades – como música, dança e teatro – terão segunda fase.

As inscrições para o Enem foram abertas às 10h da última segunda (13) e podem ser feitas no site www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. O cadastro pode ser realizado até as 23h59 de 27 de maio. 

O reitor da instituição, Clélio Campolina, elogiou a qualidade da prova do Enem e disse que o fim do vestibular decorre de estudos que a universidade vem fazendo há três anos. "O Brasil está atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do ensino médio".

Campolina também informou que o sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular. "A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos", disse.

Com a decisão, a UFMG se torna mais uma universidade federal a adotar a nota do Enem como critério único de seleção, como já fazem a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFC (Universidade Federal do Ceará), entre outras. A grande maioria das 59 universidades federais já utiliza a nota do Enem como critério seleção, seja como primeira fase de vestibular ou como bônus na nota final. 

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

O exame pode ser utilizado como único critério de seleção ou ainda como parte da nota final da primeira fase do vestibular de algumas instituições e para preencher vagas remanescentes.