Topo

UnB reabre inscrições para o vestibular 2013 de inverno; são oferecidas 4.219 vagas

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 00h01

A UnB (Universidade de Brasília) reabre a partir das 10h desta sexta-feira (26) as inscrições para o seu vestibular 2013 de inverno. O cadastro deve ser feito pela internet até o dia 6 de maio.

 

As inscrições tinham sido suspensas para a adequação dos editais de abertura das seleções às normas estabelecidas pela Lei n° 12.799, de 10 de abril de 2013, que trata da isenção de pagamento de taxas de inscrição em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior.

 

 

Os candidatos que já haviam se inscrito entre os dias 11 e 15 de abril e desejarem alterar sua inscrição, no que diz respeito ao requerimento isenção de taxa, poderão efetuar a alteração por meio até o dia 3 de maio.

 

No total, serão oferecidas 4.219 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Dessas, 2.813 são destinadas ao sistema universal, 850 ao sistema de cotas para negros e 556 estão reservadas para o sistema de cotas para escolas públicas.

 

A taxa de inscrição é de R$ 85 para os treineiros e R$ 110 para os candidatos e deverá ser paga até o dia 22 de maio.

 

O período de pedido de isenção vai também até o dia 6 de maio. Podem participar estudantes que estiverem cursando o último ano do ensino médio ou o terceiro semestre do terceiro segmento da educação de jovens e adultos nas escolas da rede pública do Distrito Federal, inscritos no cadastro único para programas sociais e membros de família de baixa renda.

 

O resultado dos isentos deve sair no dia 13 de maio.

 

Mudanças

Para o vestibular 2013 de inverno, a universidade alterou os critérios de avaliação. A nota total obtida no conjunto dos itens do tipo D deixa de ser fator de eliminação, mas são mantidas as suas características pedagógicas.

 

Além disso, o campus de Ceilândia ganhou um novo curso, fonoaudiologia, que vai oferecer 35 vagas.

 

Provas

 A aplicação das provas de conhecimentos está prevista para os dias 8 e 9 de junho e serão divididas em três partes. Os locais de prova devem ser divulgados no dia 3 de junho.

 

No primeiro dia, haverá testes de conhecimentos de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes (artes cênicas, artes visuais, música), filosofia e sociologia. Haverá também a redação.

 

No segundo dia de provas, os conhecimentos testados serão nas disciplinas de biologia, física, química e matemática.

 

As provas terão início às 13h e duração de 5 horas e serão realizadas nas seguintes cidades: Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).