Parceria entre USP e editora transforma em audiolivros seis títulos da lista da Fuvest

Denis Pacheco
Do USP Online, em São Paulo

"Ler é sonhar pela mão de outro", declamou Fernando Pessoa em seu "Livro do Desassossego". Com o objetivo de transformar esse sonho em realidade e ampliar a facilidade de acesso à informação, a USP (Universidade de São Paulo) criou seis audiolivros em formato Daisy (Digital Accessible Information System) para auxiliar estudantes com deficiência visual em sua preparação para o vestibular.

Mais sobre Fuvest e USP

Os candidatos com necessidades especiais são classificados em cinco grandes grupos, que exigem procedimentos distintos por parte da Fuvest: Deficientes visuais, auditivos, físicos, disléxicos e outros tipos.

Neste ano, a Fuvest recebeu um total de 72 inscritos com deficiência visual, 12 deles convocados para a segunda fase do vestibular. Os candidatos portadores de deficiência visual solicitam provas em braille ou ampliadas dos tipos I e II. As provas correspondentes são preparadas por uma equipe com experiência nessa tarefa.

"Nosso programa consiste em migrar conteúdos produzidos pela própria comunidade uspiana e dos quais tenhamos os direitos autorais", explica Sueli Mara Ferreira, diretora técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. "Com a aproximação da primeira fase da Fuvest nos ocorreu prestar mais esse serviço à comunidade."

Apesar de todos os volumes migrados serem de domínio público, as versões utilizadas pelo projeto são de propriedade da Editora Martin Claret "que também está preocupada com a questão da inclusão social e cedeu seus direitos gratuitamente", esclarece Sueli."Dentre os conteúdos que busca tornar acessível, o SIBi entendeu como sendo de grande relevância e extensão social, a inclusão dos livros exigidos pela Fuvest", explica a diretora.

Além de possuir os direitos de seis dos nove livros da lista do vestibular, a Editora Martin Claret gerou uma série de roteiros de leitura e perguntas que orientam os alunos sobre os principais pontos do texto.