Topo

"É que eu sou muito festeiro", diz estudante que dormiu apenas vinte minutos antes do vestibular da Uerj

Felipe Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/12/2012 11h53Atualizada em 02/12/2012 12h38

O estudante Marcello Nascimento, 18, deixou o local de prova do exame discursivo da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) uma hora e meia após o início da prova. Ele admite que não se saiu bem porque dormiu apenas 20 minutos na noite anterior ao exame, realizado no campus Maracanã da instituição.

“É que eu sou muito festeiro. Um amigo me chamou para uma festa, aí não teve jeito”, disse o candidato a uma vaga no curso de engenharia elétrica.

Ainda com expressão de sono no rosto, Marcello  elegeu a redação como a parte mais difícil da prova. “Fui mais ou menos, pelo fato de não ter dormido. Mas no fundo acho que já sabia que não passaria esse ano”, contou.

Acreditando em melhor sorte no ano que vem, Marcello prometeu passar no próximo ano. “Fiz mais por experiência. Mas ano que vem eu tenho certeza que eu consigo. Ano que vem vou tentar não ir para festas”.

Vestibular Estadual

No vestibular estadual da Uerj são oferecidas 5.651 vagas, sendo 5.381 vagas na Uerj, 220 na Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e 50 na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Podem participar do exame discursivo apenas candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular 2013 e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

O exame de qualificação corresponde à primeira fase do processo. O candidato pode optar por fazer apenas um exame ou realizar os dois e utilizar a maior pontuação. O exame discursivo é equivalente à segunda fase do vestibular - somente nessa etapa o candidato faz a opção pela instituição e o curso.