Alunos viajam mais de 300 km para prestar o vestibular da Fuvest neste domingo

José Bonato
Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

Estudantes que precisaram colocar o pé na estrada para fazer a primeira fase do vestibular 2013 da Fuvest, que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, recorreram à companhia da mãe, filmes, música e bate-papo com os amigos em shoppings e hotéis para relaxar antes da prova deste domingo (25).

Isabella Alves Silva Galvão Amícis, 18, não dispensa o rock pesado das bandas Iron Maiden e Kamelot para diminuir a tensão pré-vestibular. Ela está entre os milhares de estudantes que viajaram a Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), um dos locais onde haverá a prova da primeira fase, para tentar vagas na USP (Universidade de São Paulo) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Isabella é de Catalão, cidade de Goiás que fica a 255 quilômetros de Goiânia. Ela viajou quatro horas na companhia da mãe, a dentista Aline Amícis, 41. "Minha mãe me passa segurança, me acalma", diz a estudante, que tenta uma vaga no curso de direito da USP em Ribeirão.

Danilo Carneiro, 19, que mora em Brasília, tem a mesma opinião que Isabella sobre a companhia materna. Ele sempre leva a enfermeira Sandra Carneiro, 47, a tiracolo do quando presta vestibular fora de Brasília. "O apoio da família é muito importante", fala Danilo, que tenta uma vaga em medicina na USP de Ribeirão Preto. "Me preparei bastante, mas estou um pouco tenso. Vou jantar, voltar para o hotel e dar uma lida num resumão antes de dormir", disse o candidato, na tarde de ontem (24).

O som estridente das guitarras de Joe Satriani e de Carlos Santana foi a "música oficial" na concentração de Juliano Moda, 19, de Santa Rita do Passa Quatro (248 km de São Paulo), que tenta uma vaga no curso de relações internacionais da USP. "O rock me relaxa."

Já a maior parte dos cerca de 90 estudantes de Goiânia que viajaram dez horas em dois ônibus para se hospedar no hotel Stream Palace, no centro de Ribeirão, resolveu ir a um shopping para jantar e fazer compras como forma de aliviar o estresse do vestibular.

"Depois vamos voltar para o hotel e jogar um pouco de conversa fora. Mas num clima tranquilo. É uma concentração igual de jogo de futebol", declarou Thiago Yoshikatsu Kuwae, 18, que sonha entrar no curso de engenharia computacional, na Poli, no campus da USP em São Paulo.

Amizade em Ribeirão

As mineiras Julia Sales Leite Praça, 21, e Maria Madureira Murta, 21, moram em prédios que ficam um de frente ao outro em Belo Horizonte (MG), fazem o mesmo cursinho na capital mineira e viajaram no mesmo avião de Belo Horizonte até Ribeirão Preto, onde fizeram amizade, no mesmo hotel.

"Quando fui preencher a ficha na recepção, o funcionário disse que tinha uma hóspede que mora na mesma rua que a minha", afirmou Julia, que é da cidade mineira de Pumhi (300 km de Belo Horizonte). Ela presta direito, e a colega, medicina na USP e na Santa Casa.

Maria trancou matrícula num curso de medicina em Juiz de Fora, em Minas, para tentar a USP e a Santa Casa. "Meus pais não gostaram da ideia no início, mas depois me apoiaram. Eu passei na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Curitiba. Se eu não conseguir nada pela Fuvest, vou cursar a PUC, que é muito boa."

Correção comentada

Pouco mais de 12 mil estudantes farão a primeira fase da Fuvest hoje em Ribeirão Preto, em 11 locais. No Estado de São Paulo, são 159.609 candidatos inscritos. Eles vão disputar 11.082 vagas, cem delas em na Santa Casa e, as demais, na USP. A seleção será feita em 124 locais distribuídos na Grande São Paulo e no interior (59).

A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, sendo o conteúdo das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis nº 2 e borracha. Água e alimentos leves são permitidos. O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.

A partir das 19h, o UOL Vestibular terá a correção comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.