UFRRJ decide reservar 50% das vagas para alunos cotistas

Do UOL, em São Paulo

A UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) aprovou nesta terça-feira (6) a reserva de 50% de suas vagas em todos seus cursos de graduação para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Esse percentual já atinge o máximo estabelecido pela Lei de Cotas para o cumprimento em quatro anos. A universidade tem como única forma de processo seletivo o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

Dentro das cotas, no mínimo 50% das vagas serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; e, no mínimo, 51,8% das vagas serão reservadas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme o último Censo Demográfico divulgado pelo (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o estado do Rio de Janeiro.

Além da reserva exigida pela lei, nas duas primeiras chamadas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013, a universidade vai destinar 10% das vagas à ampla concorrência dos seus cursos de licenciatura para candidatos que sejam professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação adequada.

Veja mais informações no site da universidade.