Unifesp encerra inscrições do vestibular 2013 nesta sexta-feira; prazo termina às 16h

Do UOL, em São Paulo

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) encerra nesta sexta-feira (26) as inscrições para o sistema misto de seleção do vestibular 2013. Os candidatos precisam estar inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. O cadastro deve ser realizado no site www.vestibular.unifesp.br, até as 16h de hoje. A taxa custa R$ 98. Veja o edital:

 

O sistema misto de seleção utilizará as notas do Enem 2012 como uma das provas do processo seletivo, compondo um terço de seu valor. Confira no quadro os cursos que fazem parte desse sistema:

Campus / Curso / Turno / Nível / DuraçãoNº de vagas
Campus Diadema - Ciências ambientais (bacharelado) - integral - 8 semestres50
Campus Diadema - Ciências biológicas (bacharelado) - integral - 8 semestres50
Campus Diadema - Engenharia química (bacharelado) - integral - 10 semestres50
Campus Diadema - Engenharia química (bacharelado) - noturno - 12 semestres50
Campus São Paulo - Ciências biológicas - modalidade médica (bacharelado) - integral - 4 anos33
Campus São Paulo - Enfermagem (bacharelado) - integral - 4 anos88
Campus São Paulo - Fonoaudiologia (bacharelado) - integral - 4 anos36
Campus São Paulo - Medicina (bacharelado) - integral - 6 anos121
Total478

Lei de Cotas

A universidade já reservava 10% de suas vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas de ensino médio público em seus vestibulares. Com a adequação à lei, continuará oferecendo os mesmos 10% e acrescentará outros 5% para candidatos oriundos de escolas de ensino médio público. As vagas reservadas serão divididas entre candidatos com renda familiar per capita menor/igual e maior que 1,5 salários mínimos.

A lei obriga as universidades federais a oferecer metade de suas vagas para alunos que completaram todo o ensino médio na rede pública, assim como para negros e índios.

As 59 universidades federais do país terão que aplicar a lei já nos vestibulares deste ano a cota em 12,5% das matrículas universitárias. Esse percentual terá que ser elevado nos anos seguintes até chegar a 50% em 2016.

Provas

As provas do sistema misto de seleção serão feitas a partir do Enem, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro. E nos dias 13 e 14 de dezembro acontecem as provas do vestibular.

  • Prova de língua portuguesa, língua estrangeira e redação;
  • prova de conhecimentos específicos.

 

A primeira chamada será divulgada dia 29 de janeiro de 2013. Após essa data, os candidatos que estiverem na lista de espera deverão declarar interesse por vaga para continuar concorrendo às chamadas seguintes.

Outras informações podem ser obtidas no site da universidade.