Topo

Unicamp bate recorde de inscritos e medicina segue como curso mais concorrido

Do UOL, em São Paulo

20/09/2012 13h18

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebeu 67.403 inscrições para o vestibular 2013 e registrou recorde de número de inscritos. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, é o quarto ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. No ano passado, foram recedidas 61.509 inscrições. 

Medicina é o curso mais concorrido, como acontece desde que a Unicamp desenvolveu vestibular próprio, com 13.998 candidatos - são 127,3 candidatos por vaga. Em seguida, aparece o curso de arquitetura e urbanismo (97,1 c/v), medicina na Famerp (72,0 c/v), engenharia civil (51,9 c/v) e engenharia química - Integral (44,7 c/v). 

No total, são oferecidas 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). 

 

De acordo com a universidade, o número de candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino subiu 17,9% em comparação com o ano passado. Este ano, estão inscritos 19.868 candidatos da rede pública, o que representa 29,5% do total de inscritos no vestibular. No ano anterior, o índice foi de 27,4%. 

Provas

O vestibular da Unicamp é composto por duas fases. Na primeira fase, a prova é dividida em duas partes: a redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. Já na segunda, realizada em três dias consecutivos, as provas são discursivas: no primeiro dia, acontecem as provas de língua portuguesa e de literatura e prova de matemática; no segundo dia, as provas de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa; por fim, no terceiro dia, as provas de ciências da natureza.

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 1º de novembro. A primeira etapa será realizada no dia 11 do mesmo mês. Já as provas da segunda fase acontecem entre os dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Esse ano houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

Além disso, foram criados quatro novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações (50 vagas em período integral), sistemas de informação (45 vagas, integral), engenharia ambiental (60 vagas, período noturno) - oferecidos na FT (Faculdade de Tecnologia) de Limeira; e engenharia física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.

O número de convocados para a segunda fase, de cada curso, passa de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram primeira opção de curso.

As provas não serão mais aplicadas nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.

 

Curso de música

Unicamp decidiu cancelar a nova prova de habilidade instrumental que seria realizada pelos candidatos dos cursos de música a partir do vestibular 2013. Segundo a universidade, a prova foi cancelada por conta do impacto que teria na nota dos candidatos e do pouco tempo disponível para preparação e gravação desses vídeos. O peso desta prova seria de 50% da nota da primeira fase.

A prova presencial está mantida para os cursos de música, após a segunda fase do vestibular 2013, entre os dias 21 a 24 de janeiro.

As informações sobre a prova de habilidades específicas pode ser visto no manual do candidato.

Enem

Sobre o uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no vestibular deste ano, a universidade informa:

  • As notas do Enem só serão utilizadas na classificação para a segunda fase do vestibular, se o MEC (Ministério da Educação) disponibilizar o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 30 de novembro de 2012. Caso isso não aconteça, as notas de 2011 ou de 2012 do Enem, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
  • As notas do Enem só serão utilizadas para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 15 de janeiro de 2013. Caso contrário, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

 

Leitura obrigatória

A lista de leituras obrigatórias para o vestibular da Fuvest e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresenta mudanças para este ano. Houve troca de quatro títulos.

As novas obras da lista são:

  • Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett;
  • Til, de José de Alencar;
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e
  • Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

 

Esses livros substituem “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”. As obras que continuaram na lista foram:

  • A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós;
  • Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida;
  • O Cortiço, de Aluísio de Azevedo; e
  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos.