Uneb adia datas das provas do vestibular 2013 por causa da greve dos docentes estaduais
A Uneb (Universidade Estadual da Bahia) adiou as datas de aplicação das provas do vestibular 2013 da instituição. Segundo nota publicada no site da universidade, a decisão de alterar as datas do processo seletivo foi tomada em comum acordo entre a reitoria da instituição e o movimento estudantil secundarista da rede pública estadual e do DCE (Diretório Central dos Estudantes).
Agora, as provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2013. Antes, elas aconteceriam em novembro, nos dias 25 e 26 deste ano.
Greve
A greve dos professores da rede estadual da Bahia, que completou 90 dias na última segunda-feira (9), foi considerada ilegal pela Justiça.
Em assembleia realizada em abril deste ano, os professores da rede estadual da Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado para forçar o governo a conceder um reajuste salarial de 22,22% e garantir a implantação do piso salarial da categoria, que é de R$ 1.451.
A briga na justiça começou quando a greve completava três dias, apenas. O governo da Bahia conseguiu uma liminar que considerava o movimento ilegal.
O documento foi concedido pelo juiz Ricardo D’Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, e estipulava multa de R$ 50 mil ao dia, caso não fosse cumprida.
O sindicato dos docentes recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ministro do STF, Ricardo Lewandowski, acatou o pedido, e determinou que o caso fosse julgado novamente pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Os professores começaram a voltar ao trabalho após três meses de remuneração suspensa. De acordo com a secretaria de Educação, as aulas foram normalizadas em 1.065 das 1.411 escolas da Bahia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.