Topo

Educação

Vestibular


Primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp será em 11 de novembro; veja outras datas

Do UOL, em São Paulo

17/04/2012 14h10Atualizada em 17/04/2012 14h29

A primeira fase do vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será realizada no dia 11 de novembro; a segunda etapa acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2013. O calendário foi divulgado nesta terça-feira (17) pela Comvest (Comissão Permanete para os Vestibulares).

Os interessados poderão se inscrever entre 20 de agosto e 14 de setembro. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 21 e 24 de janeiro. O resultado final do vestibular está previsto para o dia 4 de fevereiro.

O calendário foi definido em reunião realizada no começo de abril com representantes da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), PUC-SP e PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Campinas).

Isenção de taxa

A Unicamp abre no dia 23 de abril as inscrições para isenção de taxa do vestibular de 2013. Os interessados poderão realizar o cadastro até dia 31 de maio, no site da Comvest.

As isenções são oferecidas em três modalidades:

1. para candidatos com renda líquida máxima de R$ 700 por morador do domicílio;

2. para funcionários da Unicamp/Funcamp;

3. para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).

Segundo a assessoria de imprensa, serão oferecidas 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

São pré-requisitos para todas as modalidades: ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2012 o ensino médio.

O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 17 de agosto. Os estudantes beneficiados deverão realizar a inscrição no vestibular posteriormente.

Leitura obrigatória

A lista de leituras obrigatórias para o vestibular da Fuvest e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresenta mudanças para este ano. Houve troca de quatro títulos.

As novas obras da lista são:

  • Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett;
  • Til, de José de Alencar;
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e 
  • Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade

 

Esses livros substituem “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”.

Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, as mudanças estão de acordo com o manual do candidato (pág. 54) do vestibular passado: "no que se refere aos textos literários, espera-se o conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar o texto com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seu contexto histórico e cultural".

Mais Vestibular