Segunda fase da Fuvest 2012 começa neste domingo; UOL terá correção online

Do UOL, em São Paulo

A segunda fase do vestibular 2012 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, começa neste domingo (8) e vai até terça-feira (10). São esperados 31.503 candidatos. A partir das 19h, o UOL Vestibular terá a correção online das questões, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os vestibulandos devem chegar com antecedência, pois não será permitida a entrada de atrasados. Hoje, os candidatos precisam levar uma foto 3x4 recente.

Em todos os dias de prova, será preciso apresentar o original do documento de identidade. As respostas deverão ser feitas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido levar lápis nº 2, borracha, régua graduada, água e alimentos. Para as provas do terceiro dia que contenham questões de matemática, será liberado o uso de esquadros, transferidor e compasso.

O uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto é proibido. Nos três dias, os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir de 15h.

A segunda fase terá três provas de caráter analítico-expositivo. Confira no quadro o que será cobrado em cada dia:

DataProvasQuantidade
8/1 - domingoPortuguês e redação10 questões e uma redação
9/1 - segunda-feiraHistória, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês
Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina
16 questões
10/1 - terça-feiraDisciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida12 questões

Entre os dias 11 e 13 deste mês acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada. A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Primeira fase

Na primeira fase do vestibular, que aconteceu no dia 28 de novembro, um em cada dez inscritos não compareceu ao exame: a taxa de abstenção ficou em 9,95%. Dos 146.892 inscritos, 14.621 não compareceram.

No ano passado, o índice foi menor: 7,79%. As maiores taxas de abstenção foram registradas em Presidente Prudente (14,5%), Marília (12,72%) e Sorocaba (12,48%). As menores, em São José dos Campos (7,34%), Piracicaba (8,06%) e Jundiaí (8,53%). A Grande São Paulo registrou 9,74% de faltosos.

Nesta etapa, os candidatos fizeram 90 questões de multipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares.