Redação da Unifesp era sobre variação linguística na educação, dizem estudantes

Bruna Souza Cruz
Em São Paulo

A proposta de redação do vestibular misto de 2012 da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) pedia para os candidatos apresentarem um ponto de vista sobre o uso da variação linguística na educação, segundo os primeiros estudantes a saírem do local de prova em São Paulo. O exame foi aplicado na tarde desta quinta-feira (15).

De acordo com os candidatos, foram apresentados um texto argumentativo e uma charge sobre o assunto. Este material abordaria o caso do livro "Por Uma Vida Melhor", distribuído por meio do PNLD-EJA (Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos), do MEC (Ministério da Educação), que apresentava "erros" de concordância em uma lição sobre as normas culta e coloquial.

"Basicamente era para falar sobre a substituição da norma culta pela informal nas escolas. Pelo que eu entendi era para se posicionar contra ou a favor do tema", disse Erica Figueiredo, 20, que tenta uma vaga em medicina.

* O ingresso para os outros cursos da instituição será feito pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação).

Outras informações podem ser obtidas no edital do vestibular ou pelo site da Unifesp.