De poetas engajados à industrialização no Brasil
Estamos chegando à reta final de nosso roteiro de estudos. Para manter o fôlego, sugerimos iniciar os estudos da semana em Literatura, com a segunda geração modernista, a chamada poesia engajada dos anos 1930, que é marcada pela abordagem de cunho social. É importante notar a preocupação dos poetas em denunciar o que existe de problemático no mundo contemporâneo. Assim, Carlos Drummond de Andrade, principalmente em A Rosa do Povo, volta-se para a poesia de denúncia, em que se observam as infinitas atrocidades humanas e a carência de valores éticos diante de catástrofes universais, como a guerra.
De fato, Drummond vai além dos aspectos sociais. Ele centra-se no “eu”, no “homem” e no “mundo” com a mesma maturidade reflexiva que caracteriza quase toda sua obra. Além de uma temática abrangente e madura, o poeta reconstrói o verso, imprime nova dimensão às formas poéticas tradicionais e é capaz de transitar também pela prosa.
Outros autores representativos do período são Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Jorge de Lima. Poetas importantes dessa geração vinculam-se à reconstrução de poéticas que retomam a musicalidade, o simbólico, o transcendente e a religiosidade, tendo como antecedentes os poetas simbolistas.
Fim da história
Não dá para dizer exatamente até que período ou ano da História geral as provas dos vestibulares abrangem, mas deve ser levado em consideração que temas relacionados ao final da Guerra Fria têm boas possibilidades em Geografia. Portanto, a partir de agora, propomos a revisão dos conteúdos já estudados desta disciplina. Quem se lembra de algum tema em que restaram muitas dúvidas ou que não foi estudado adequadamente, é hora de retomá-lo.
De qualquer forma, sugerimos alguns pontos interessantes para revisitar. Nesta semana, revise alguns tópicos de História da América: administração espanhola; processo de independência; em relação à América Independente, o populismo, as ditaduras latino-americanas e o processo de redemocratização.
Em História do Brasil, revise o período colonial, já que foi estudado há um bom tempo. Alguns pontos igualmente recomendados são as características da sociedade brasileira colonial; as características da economia colonial; o período do Domínio Espanhol (ou União Ibérica) e suas consequências; a crise do sistema colonial.
Plantas
Os fitormônios são sempre cobrados nas provas de Biologia. Eles não costumam ser o foco da questão, mas são conhecimentos prévios, necessários para resolver o problema. Deste modo, a dica de estudos é fazer a lista dos principais hormônios, estabelecendo as diferenças e funções e como atuam no crescimento, se por divisão ou por alongamento. Não se esquecer de que a auxina é uma família de hormônios e aia é um deles.
É bom lembrar que a família das auxinas aparece em 90% das questões. São perguntas envolvendo tropismo, que se refere aos movimentos dos vegetais, geomorfismo e fotomorfismo, respectivamente a posição em relação ao solo e à luz solar.
Do ponto de vista da Química, compostos importantes para a vida estão entre os carboidratos, um dos tópicos de bioquímica que estudaremos na semana. Estruturalmente, são compostos que têm o grupo aldeído, cetona ou poliálcool, como glicose, amido, celulose, frutose.
Sobre as proteínas, é relevante saber que são moléculas gigantes, formadas pela união de moléculas menores, os aminoácidos. A consideração a se fazer no caso é perceber a sua importância para o organismo. Quanto aos lipídios, são óleos e gorduras. Geralmente são ésteres de glicerol e ácido graxo, sendo este último de longa cadeia.
Voltamos a estudar nossa língua, desta vez com denotação, conotação e figuras de palavras, em Português. No que diz respeito à linguagem denotativa, que procura representar o universo circundante de forma direta, objetiva e imediata, observam-se a utilização de vocábulos precisos, desprovidos de ambiguidade, e sintaxe com construções predominantemente diretas.
Já a conotação envolve afetividade, palavras subjetivas e impregnadas de expressividade. A conotação é predominantemente artística, utilizada em linguagens literárias ou metafóricas.
As figuras de linguagem geralmente são divididas em “sintáticas, fonéticas e semânticas”. São trabalhadas a partir de seu emprego em literatura, ressaltando a função poética da linguagem. Entre as figura de “palavras”, a dica é estudar aliteração, paronomásia, onomatopeia e assonância.
Eletromagnetismo na prática
Em Física, continuamos no campo do eletromagnetismo, para estudar a indução eletromagnética e fontes de energia. Propomos os seguintes tópicos:
– modelo microscópico para ímã e propriedades magnéticas dos materiais;
– indução eletromagnética; princípio de funcionamento de eletroímãs, transformadores e motores; noção de corrente alternada e
– fontes de energia elétrica: pilhas, baterias, geradores.
Seno, cosseno, tangente
O conteúdo de Matemática da semana, trigonometria, não é novidade para ninguém que tenha completado o ensino médio nem para quem acompanha nosso roteiro de estudos. A ideia, agora, é fazer uma boa revisão. O importante é a trigonometria no triângulo retângulo, a relação fundamental (seno ao quadrado de um ângulo somado ao cosseno ao quadrado desse mesmo ângulo, igual a 1) e fórmulas de adição de arcos.
Se olharmos para os vestibulares dos últimos anos, constataremos que eles estão trazendo problemas que envolvem uma função trigonométrica, em que em lugar de X está o tempo.
Indústria
Em Geografia, o processo de industrialização brasileiro abre uma variedade de tópicos, muito deles presentes em conteúdos já estudados. É preciso repassar a gênese da indústria no País, inclusive como se relaciona com a cafeicultura e a concentração de riqueza em São Paulo.
Outra boa pedida é avançar na perspectiva histórica e perceber a recente desconcentração espacial da indústria brasileira, já que as provas de Geografia costumam ser recheadas de mapas. A questão das importações e o desenvolvimento de polos industriais e tecnológicos são outros tópicos de relevo. Assim como considerar o desenvolvimento desigual das regiões brasileiras relacionado ao processo de industrialização e a terceirização.
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