Topo

Fuvest anula uma questão da primeira fase do vestibular 2012

Da Redação

Em São Paulo

02/12/2011 08h19Atualizada em 02/12/2011 09h06

A Fuvest informa, na manhã desta sexta (2), que a questão V –62  da primeira fase do vestibular 2012 fica anulada. A prova da primeira fase terá 89 questões, segundo informações da instituição.

Segundo nota divulgada, a anulação ocorreu "devido a uma imprecisão na formulação do enunciado da questão".

 

 

Nas outras versões, a mesma questão aparece como K – 05, Q – 37, X – 73, Z – 51. 

Questão de matemática "impossível"

Professores de cursinhos ouvidos pelo UOL Vestibular já apontavam problema na questão no domingo, dia 27 de novembro, quando a primeira fase aconteceu. Eles afirmaram que a prova de matemática teve uma questão impossível de ser resolvida, por fornecer dados errados que prejudicavam a resposta: a 62 da prova V (e suas correspondentes), sobre um polígono convexo de seis lados.

“Se você usar essa informação [a de que formava um polígono convexo de seis lados], acaba chegando em meia dúzia de ângulos que invalida a informação de que o polígono é convexo”, afirma Gregório Krikorian, do Objetivo. “Deve ser anulada, não tem como consertar. Não faz sentido o texto”, diz Glenn van Amson, do Anglo.

Desde o começo do processo, a assessoria de imprensa da Fuvest não divulgou quais eram as questões sob análise. Apenas que seriam três perguntas. Os docentes ouvidos pelo UOL haviam detectado problemas em física. Uma das questões seria a 81 da prova V (e suas correspondentes). Segundo Ricardo Helou, do Objetivo, a fórmula apresentada está errada. Além disso, na 89, um dos esquemas (o II) tornava duas alternativas de resposta possíveis. No entanto, as bancas da Fuvest consideraram esses pedidos de anulação improcedentes