Aluno carente da USP passa o dia com R$ 11; veja o que estudantes fazem para se manter

Amanda Serra e Suellen Smosinski
Do UOL, em São Paulo

Ingressar na universidade pública é o sonho da maioria dos jovens brasileiros de baixa renda. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. Dentre diversos motivos, relatados por estudantes carentes em entrevista ao UOL, os principais deles são o sucateamento da educação básica e a dificuldade financeira em se manter na faculdade.

Aluno do curso de contabilidade na USP, oriundo de escola pública, Enedino Neres da Cruz Júnior, 19, resolveu abandonar o trabalho como auxiliar administrativo para se dedicar aos estudos. O esforço deu frutos e ele conseguiu ser aprovado nos vestibulares mais concorridos do país – USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade de Campinas). "Somos sempre o herói da nossa própria história", diz o adolescente.


86 quilômetros por dia

Enfrentar a distância entre Caieiras e o Butantã (86km), onde está localizada a Cidade Universitária, e o trânsito de São Paulo são alguns dos desafios constantes na rotina de Guilherme, que demora cerca de 2h para ir de um lugar ao outro. "Não ter carro e depender de transporte público dificulta. Eu já perdi várias provas porque cheguei atrasado."

Estudar no exterior é um dos próximos passos que o jovem deseja dar para alcançar seus objetivos. "Quero me formar, viajar, conseguir um bom emprego e assumir alguma posição de alto escalão ou ser empreendedor", deseja o futuro engenheiro.